Empresários portugueses abrem novas parcerias na China

Liderada pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China – AJEPC, a missão tem como propósito o estabelecimento de parcerias para exportação de produtos portugueses para Chongqing e a criação de oportunidades de investimento em Portugal e nos países de língua portuguesa.

Chongquing conta já com mais de 32 milhões de habitantes e representa um passo de gigante na evolução de uma nova China que se tem distinguido pela abertura ao exterior. Prova disso é o facto do distrito de Chongqing estar numa zona de ‘free trade’, com condições só comparáveis a Hong Kong, bem como a construção de zonas internacionais, como a futura cidade alemã, apelidada de ‘German City’, onde os países europeus poderão ter a sua base de atuação.

nome
nDurante os 4 dias da visita os empresários portugueses reuniram com os representantes do governo do distrito de Jiangbei e com o Bureau of Commerce do município de Chongqing, para estabelecer parcerias para exportação de produtos portugueses assim como para abrir oportunidades de investimento em Portugal e em outros países de língua portuguesa.

A comitiva de empresários portugueses foi recebida com hospitalidade por altos responsáveis tais como o Presidente do Macau Trade and investment Promotion Institute (IPIM), Jackson Cheung, pelo Deputy Director das Municipalidades de Chongqing no distrito de Jiangbei, Li Qian, bem como de outros dirigentes de relevo na região.

No âmbito da visita da delegação portuguesa foi também organizado o ‘1st Portuguese Carnival’ no centro da cidade de Chongqing, local onde foi igualmente realizada uma feira de produtos e serviços portugueses. A organização deste evento foi realizada pelo RONE Group, um conglomerado com atividades nas áreas de desenvolvimento imobiliário, gestão comercial, gestão da propriedade, materiais de construção, comércio, cuidados de saúde e outras indústrias.

Durante a visita foram igualmente realizadas varias reuniões de business matching entre empresários portugueses e chineses. Estas reuniões foram facilitadas pelo RONE Group, e contaram com a presença constante do seu presidente Lin Zen Guan e com o apoio de membros oficiais do governo de Chongquing e ainda membros do IPIM – Trade and Investment Promotion Institute de Macau. Estes contatos incluíram, entre outros, a visita ao novo Centro Financeiro do distrito de Jiangbei e à sede do grupo.

Como resultado destas reuniões foram já identificadas oportunidades de exportação de produtos congelados portugueses para a China, com destaque para o marisco e peixe congelados. De igual modo foram identificadas oportunidades de comercialização de vinhos portugueses.

nome
nEstiveram ainda representados grupos de empresas de tecnologia e serviços tais como o Grupo MediaPro, representado pelo empresário Nuno Machado da Getset, bem como do Media Invest Group representado pelo seu CEO, Miguel Cordeiro.

Em declarações ao Empreendedor, Miguel Cordeiro refere ‘a importância que estas missões têm na promoção dos produtos e serviços portugueses e do nosso próprio país, numa das principais zonas de crescimento mundial, como é o caso de Chongqing’. Referindo ainda que ‘existe um mercado gigantesco ainda pouco explorado, e que outros países, como a Alemanha, já o estão a explorar. No nosso caso, da área das tecnologias e do New Media, o mercado ainda é virgem nesta zona, e a vantagem em sermos os primeiros pode representar uma oportunidade única para Portugal e para os seus empresários’.

nome
nNo seguimento desta missão, Alberto Carvalho Neto, cuja associação chefiou esta delegação, estendeu o convite para uma delegação de Chongquing visitar a Feira & Fórum Internacional de Negócios – China Países de Língua Portuguesa e Espanhola (FIN), que decorre de 21 a 23 de Junho, na Exponor, no Porto. A Feira, organizada pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China – AJEPC e pelo Grupo RONE destina-se à divulgação dos produtos e serviços portugueses e promover a ligação entre os empresários portugueses e chineses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 + 10 =