“Empresas Estão mais Resilientes e Preparadas para Enfrentar Choques Globais”

Empresas estão preparadas para enfrentar choques globais.
Na foto Pedro Pereira, Managing Director & Senior Partner da BCG em Lisboa.

Um estudo conduzido pela Boston Consulting Group (BCG) revela que 63% dos líderes empresariais europeus consideram que as suas organizações estão preparadas para enfrentar possíveis choques globais que possam ocorrer. Esse número representa um aumento significativo em relação a 2023.

“O ambiente inflacionário, a incerteza do cenário económico, as tensões geopolíticas e a constante evolução tecnológica têm obrigado as empresas a ser mais resilientes e a prepararem-se, cada vez melhor, para possíveis choques globais”, afirma Pedro Pereira, Managing Director & Senior Partner da BCG em Lisboa.

Pedro Pereira enfatiza a otimização de custos como uma estratégia fundamental para garantir o bom desempenho. O estudo aponta que os executivos priorizam a gestão de custos como a principal estratégia para impulsionar o desempenho das organizações em 2024.

“A otimização de custos é uma das estratégias mais importantes para garantir que as organizações têm um bom desempenho, devendo apostar numa abordagem holística para desbloquear fundos que possam ser reinvestidos em prioridades estratégicas e de transformação que criem reais vantagens competitivas. Através desta “ambidestria” criarão uma base sólida e mais resiliente no curto-prazo, sem comprometer competitividade a longo prazo”, salienta.

A incerteza económica, a inflação e o aumento das taxas de juro, assim como os conflitos armados, são as principais preocupações macroeconómicas e geopolíticas para os executivos. Apesar desses desafios, o otimismo dos líderes empresariais europeus em relação à estabilidade de seus mercados cresceu, com apenas 20% mostrando pessimismo em 2024.

A redução dos custos de fabrico e abastecimento, despesas laborais e custos de marketing e vendas são algumas das áreas prioritárias para os líderes empresariais. O Managing Director da BCG destaca a importância de criar uma cultura empresarial que envolva toda a equipa e transformar estratégias em ações mensuráveis para impulsionar a mudança e o crescimento das organizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × four =