Ubbu Lança Concurso para Crianças para Sensibilizar Sobre o Papel das Mulheres nas TIC

Cartaz do concurso Girls in ICT da ubbu

A ubbu, plataforma de ensino de informática e programação para crianças, assinala o Dia Internacional das Raparigas nas TIC com um concurso orientado para crianças. A iniciativa, que decorre até 10 de maio, desafia os mais novos a aprender sobre mulheres em tecnologia através de um quizz e a criar um projeto de programação inspirado por uma figura feminina no setor.

Os participantes terão a oportunidade de competir individualmente ou em grupo, sendo avaliados pelos critérios de história e projeto, descrição e número de interações como gostos, partilhas e clones do projeto. O vencedor será anunciado em 20 de maio e receberá uma Nintendo Switch, o jogo Super Mario Maker 2 e uma visita a uma empresa tecnológica para conhecer o percurso de mulheres na área.

João Magalhães, CEO da ubbu, destaca a importância de incentivar a participação dos jovens na programação desde cedo, e considera o concurso uma forma divertida de motivá-los a criar projetos inovadores sobre temas relevantes.

“Estando já presentes no setor tecnológico há alguns anos, acreditamos que a educação em tecnologia pode e deve ser feita desde cedo. Hoje mais do que nunca é muito importante incentivar a participação dos jovens em áreas como a programação, e achamos que este concurso pode ser uma excelente maneira de os motivar a criar projetos inovadores sobre temas que são também muito relevantes. Aquilo que ambicionamos, através desta iniciativa, é que cada vez mais crianças tenham interesse por esta área, que aprendam mais sobre as tão importantes mulheres em tecnologia e que consigam agarrar este desafio de forma divertida.”

A iniciativa conta com o apoio de empresas tecnológicas em Portugal e inclui palestras em escolas sobre mulheres no setor das TIC. Os interessados em participar podem inscrever-se no concurso, lembrando-se de incluir “Girls in ICT” na descrição dos projetos para serem elegíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen − 10 =