EUCED estabelece parceria para estimular investimentos em África

Foto de Christina em wocintechchat.com / Unsplash

O EUCED estabeleceu um acordo de cooperação com o banco cabo-verdiano BFI. O acordo visa a cooperação e a participação em projetos de desenvolvimento económico e sustentável entre a Europa e o continente africano.

O EUCED é um Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE/EEIG), estabelecido em Lisboa, e orientado para a promoção e desenvolvimento da cooperação económica europeia a nível internacional. Os AEIE (ou, em inglês, EEIG – European Economic Interest Grouping) são sociedades de lóbi certificadas pela União Europeia, cujo objetivo é facilitar ou desenvolver as atividades económicas dos seus membros através da partilha de recursos, atividades ou competências.

Composto por uma network de empresas e instituições, privilegiando atividades como a cooperação e o desenvolvimento para a competitividade e a internacionalização económica, o EUCED atua à escala global visando estimular parcerias e alianças estratégicas noutras regiões do mundo.

O acordo agora estabelecido com o Banco de Fomento Internacional (BFI), de Cabo Verde, pretende ser um catalisador de investimentos em África e através da rede de contactos que o BFI dispõe em várias regiões, com especial relevo na CPLP, Europa, América Latina e China.

“São vastas as possibilidades de colaboração mútua com o Banco BFI, instituição com cujos objetivos também nos identificamos, designadamente no âmbito do necessário desenvolvimento económico e social, pelo que o sucesso da nossa parceria se afigura bastante seguro e promissor”, sublinha Manuel Pereira, Presidente do EUCED.

Para o CEO do BFI, Luís Rodrigues, “É uma honra […] poder fomentar a cooperação ora iniciada no sentido de proporcionar o desenvolvimento económico de regiões e setores em franco desenvolvimento. O nosso empenho e entusiasmo é total.”Em paralelo, ao acordo referido, as referidas instituições concretizaram uma cooperação ainda mais estreita através da inclusão do BFI como Membro Associado do EUCED.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 5 =