ExpoFranchise: A feira de franchising regressa a Lisboa

Cartaz do evento
Cartaz do evento

A maior feira de franchising e empreendedorismo em Portugal, regressa após um interregno de dois anos devido à pandemia. A 25ª edição da ExpoFranchise vai ter lugar nos dias 19 e 20 de abril, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, um evento organizado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF).

A iniciativa tem já assegurada a presença de cerca de três dezenas de marcas, sendo esperados mais de 2.000 visitantes. Para além de constituir uma oportunidade de networking para o mercado do franchising, este vai ser também um palco para debates e intervenções relacionados com o setor.

O setor de franchising contabilizou, em 2020, 159 inaugurações, um valor que mesmo sendo um decréscimo comparativamente ao ano anterior revela-se surpreendente e a demonstrar uma tendência positiva.

Já em 2019, o franchising representava 30 mil empresas e quase 200 mil postos de trabalho, distribuídos por 557 marcas, que geraram um volume de negócios de 11 mil milhões de euros. Neste período, o franchising representou 5,8% do PIB.

“O setor não só não estagnou como tem vindo, ao longo dos últimos anos, a manifestar uma dinâmica de crescimento”, aponta a Secretária Geral e CEO da APF, Cristina Matos.

“Num contexto de incerteza e de adaptação a uma nova realidade, o franchising apresenta uma clara atratividade. Oferece aos franquiados um modelo de negócios que engloba know-how, procedimentos, propriedade intelectual e a possibilidade de venda de serviços e produtos, disponibiliza suporte no momento de implementação e permite um forte reconhecimento da marca. O processo associado ao setor ajuda a reduzir o risco associado a iniciar uma nova operação de negócios”, acrescenta.

A Expofranchise integra, pela primeira vez, a atribuição dos Selos de Excelência em Franchising da APF, um reconhecimento concedido às empresas que atuam no mercado de franquias em Portugal.

Enquanto “termómetro” da gestão das marcas, os Selos medem o índice de satisfação dos franquiados em relação às suas respetivas marcas franquiadoras e dos colaboradores em relação à gestão da unidade franquiada.

Ao longo dos dois dias da ExpoFranchise vão ser discutidos temas sobre as principais tendências no mercado de franquias e as duvidas que assistem os interessados nesta atividade. Entre os palestrantes já conhecidos estão Ana Correia e João Ferreira, consultores especializados em franchising; José Schwartz, autor e palestrante internacional de franchising; e Cristina Matos, presidente da APF.

O evento é de entrada gratuita, mediante inscrição prévia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − ten =