Expofranchise acolheu mais de mil participantes

Foto de Expofranchise 2023

Marcas e empreendedores reuniram-se no último fim-de-semana para partilhar ideias, conhecimento e oportunidades de franquia. Setor tem peso no mercado, mas exige resposta a desafios específicos, entre os quais o papel a desempenhar pela Comunicação.

Foram quase 1.250 as pessoas que quiseram conhecer as marcas que se apresentaram na Expofranchise 2023. O evento organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, decorreu a 12 e 13 de maio, em Lisboa, e foi o palco para meia centena de marcas mostrarem o seu potencial e encontrar futuros empreendedores em busca do seu próprio negócio.

No evento, marcas e empreendedores partilharam ideias, conhecimentos e experiências. As oportunidades de franquia repartiram-se entre setores de atividade variados que incluem a alimentação, agências de viagens, estética, imobiliária, serviços, fitness, retalho, moda, obras, oficinas, consultoria e educação.

Para os interessados em investir no franchising em Portugal é importante avaliar o potencial de cada marca, que será tão mais alto quanto melhor se conhecer a sua história e aquilo que a diferencia, pelo que investir numa bora comunicação é essencial para os franquiadores.

“Enquanto modelo de negócio o sucesso do franchising depende de uma boa comunicação, criando relações de colaboração eficazes entre os seus agentes e entre estes e o seu público. Importa saber como partilhar uma proposta de valor e posicionamento, contar uma história, evidenciar relevância e assegurar a conexão emocional com o público-alvo”, explica Jorge Magalhães Afonso, Associate Partner da SayU Consulting.

A consultora SayU Consulting é parceira da APF com o objetivo de potenciar o papel da associação no apoio ao ecossistema do franchising em Portugal, promovendo a sua visibilidade e notoriedade e reforçando o seu papel na inovação e promoção do setor.

“Foi para responder a este desafio que a SayU criou a GO360º>PR4Franchising, uma metodologia original e integrada de Marketing de Comunicação, destinada a permitir uma resposta à conquista de visibilidade e reputação para marcas no setor do franchising, suporte às suas metas de negócio e contacto com stakeholders relevantes”, acrescenta Jorge Magalhães Afonso.

O franchising em Portugal gera um volume de negócios que totaliza 5,8% do PIB e emprega de forma direta mais de 160.000 pessoas. Um dinamismo também expresso no número de marcas e participantes que passaram por esta edição da Expofranchise, mas que traz consigo desafios na criação de uma experiência que transforme leads em franqueados e franqueados em embaixadores de marca.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 4 =