Faculdade de Ciências e Tecnologia cria pós-graduação em Digital Business

A Pós-Graduação em Future Digital Business – Creating Disruptive Innovation through the New Digital Technologies – é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e a Beta-i. É uma Pós-Graduação focada na criação de inovação através das tecnologias digitais, voltada para a criação de novos produtos e novos mercados, e destinada a gestores que queiram antecipar o futuro, num contexto de empreendedorismo. O objetivo é criar competências no desenho de negócios baseados na nova vaga de tecnologia digital (Web, Apps, Internet-of-Things, Inteligência Artificial, 3D Printing, etc.).

A Pós-Graduação conjuga as competências académicas de inovação tecnológica e de gestão nas áreas digitais da FCT NOVA, com as competências de empreendedorismo digital, aceleração de startups e gestão da inovação da Beta-i. Trata-se de um programa de 10 semanas, que arranca em Fevereiro de 2017, com unidades definidas e partindo de uma ótica de intra-empreendedorismo, e com um número de participantes limitado a 25 pessoas.

A Pós-Graduação em Future Digital Business surge para colmatar a necessidade que as pessoas que pretendem adaptar-se à revolução tecnológica, e que desejam conhecer não só as tecnologias que estão a criar a disrupção, mas a abordagem e metodologias das startups. ‘Esta Pós-Graduação dirige-se a gestores e profissionais que ambicionam transformar as suas organizações à imagem da dinâmica das startups, atuando como intra-empreendedores. A ideia passa por promover o ensino prático e ativo com sessões de ação, de carácter tecnológico, onde se aprofundam as principais tecnologias digitais atuais e as suas potenciais aplicações’, explica António Grilo, Assistant Professor da Nova FCT, e um dos coordenadores desta formação.

As mudanças tecnológicas em curso e os consequentes impactos nos mercados, empresas, políticas públicas e sociedade, levam a que muitas empresas se sintam ameaçadas pelo aparecimento de startups tecnológicas, que dominam a tecnologia e apresentam novos modelos de negócio, que escalam globalmente num curto espaço de tempo. ‘Estudos recentes da UE indicam que 48% dos trabalhadores em Portugal têm baixa ou nenhuma capacidade para interagir com o digital e a percentagem de colaboradores especializados em áreas TIC equivale apenas a 1,7% da população ativa, a contrastar com os 2,8% da média europeia. Com esta formação vamos partilhar uma ‘perspetiva 360º’ sobre as várias áreas do negócio digital’, refere Manuel Tânger, Head of Innovation e co-fundador da Beta-i.

Ao longo da Pós-graduação os participantes vão desenvolver uma ideia de negócio de raiz, dentro de um projeto de grupo que será apresentado no final e adquirir as ferramentas para prepararem a sua organização para o futuro digital. O programa inclui ainda o acesso à rede Beta-i, que significa o acesso a uma plataforma de mais de 200 mentores e mais de 500 startups, bem como a eventos de topo dentro desta área.

O curso é coordenado pelo professor António Grilo, vice-diretor da UNIIDEMI, com uma equipa de 7 profissionais de topo nas áreas da inovação, pesquisa, criação de empresas que inclui Manuel Tânger, da Beta-i, Vasco Pedro, fundador da Unbabel, ou Fernando Ilharco, da Universidade Católica, especialista em liderança e motivação de equipas em contexto empresarial.

As candidaturas estarão abertas até final de Dezembro, mas com um preço de desconto ‘Early Bird’ para quem se inscreva até dia 15 de Novembro.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAfterwork Meetings em Lisboa com Vasco Marques
Próximo artigoUber alarga cobertura na Grande Lisboa
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × one =