Fundo de Investimento da Casa do Impacto abriu candidaturas

Edmundo Martinho, provedor da SCML
Foto de Casa do Impacto

A Santa Casa da Misericórdia lançou fundo de investimento para projetos de empreendedorismo com impacto social e ambiental. A iniciativa, com o valor de 500 mil euros, será gerida pela Casa do Impacto, o ‘hub’ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dedicado ao desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social.

Denominado ‘+Plus’, o fundo de investimento destina-se à promoção de ideias alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU como meta para 2030.

“Queremos acrescentar o nosso contributo e dar apoio não apenas financeiro, mas também capacitar os empreendedores para que possam testar e provar na prática a valia e capacidade destes projetos”, sublinhou Edmundo Martinho, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na sessão de lançamento do fundo, que decorreu quinta-feira, 20 de fevereiro, nas instalações da Casa do Impacto.

As candidaturas estão abertas até 30 de abril

Para Edmundo Martinho, esta iniciativa é “mais um sinal que reflete a ambição redobrada e acrescida da SCML e Casa do Impacto em apoiar iniciativas geradoras de novas e inovadoras soluções para os desafios sociais e ambientais”, e o fundo é uma oportunidade de “apoiar projetos que já têm impulso, mas que precisam de ganhar escala.”

Para Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto o programa surge para “colmatar as falhas que encontrámos no mercado”. “Existem muitos prémios que dão dinheiro, mas depois não fazem o acompanhamento”, por outro lado, destaca Inês Sequeira, “habitualmente as entidades não querem investir em projetos que ainda não provaram nada, por causa do risco associado”.

A Santa Casa da Misericórdia – e a Casa do Impacto – querem contrariar essa tendência. “Por reconhecermos que uma startup social demora mais tempo a dar retorno financeiro, criamos este fundo filantrópico, que é paciente e dá as ferramentas para que as soluções consigam sair do papel e resolver os problemas que enfrentamos”, frisa Inês Sequeira.

O Fundo ‘+Plus’ tem um programa de apoio, até 20 mil euros, para a implementação do projeto no prazo de um ano – a designada vertente de testing – e apoio até 100 mil euros na vertente de early stage, para desenvolvimento de projeto em três anos.

Foto de Casa do Impacto

As candidaturas estão abertas até 30 de abril e os interessados podem inscrever-se online em http://mais.scml.pt/casadoimpacto/plus/, tendo em conta que os foco são projetos alinhados com os ODS 2030, com impacto social ou ambiental. “O que nos move são causas de natureza social e, por isso é importante que não se perca de vista que estas iniciativas acrescentem valor”, salienta o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O evento de lançamento do fundo de investimento da Casa do Impacto, foi ainda marcado por um debate sobre “Investimento para o impacto – Como é que os Desafios 2030 se transformam em oportunidades”, que envolveu Inês Sequeira, António Miguel, Managing Partner da Maze, Filipe Almeida, Presidente do Portugal Inovação Social e moderado por Nathalie Ballan, fundadora da Sair da Casca, falou-se na complementaridade entre iniciativas de investimento e capacitação como a Maze e o Portugal Inovação Social, aos quais se junta agora o +Plus, para apoiar os projetos na sua fase mais inicial.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social fechou o evento e falou na “grande necessidade de inquietude para nos obrigar a não aceitar as coisas como estão e inovar, fazer sempre melhor para trazer mais capacidade de resposta. Que a Casa do impacto tenha uma capacidade multiplicadora: levar soluções e inovação a todo o país com respostas adequadas e adaptadas ao território.”

No evento, estiveram ainda presentes representantes do Conselho Consultivo do +Plus: a Missão Continente, a Sociedade de Advogados Vieira de Almeida, a Danone, a Fundação Altice e a Fidelidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + 14 =