Gastos com Publicidade em Podcasts Crescerão 25% até 2027

Foto de Freepik

Nos últimos anos, os podcasts tornaram-se imensamente populares, atraindo milhões de utilizadores em todo o mundo. Consequentemente, os anunciantes não demoraram a perceber o potencial desse novo meio.

De acordo com dados apresentados pela OnlyAccounts.io, os gastos totais com publicidade em podcasts atingirão 4 mil milhões de dólares em 2024, quadruplicando em relação a cinco anos atrás. Este valor deverá crescer mais 25% e ultrapassar os 5 mil milhões até 2027.

Embora a popularidade dos podcasts tenha aumentado durante a pandemia, ajudando o formato a conquistar seu espaço entre outros meios estabelecidos, o mercado continua crescendo sem sinais de desaceleração.

Em 2024, cerca de 460 milhões de pessoas ouvirão podcasts, 55 milhões a mais do que no ano anterior e cinco vezes mais do que em 2017. Este público massivo, na sua maioria jovem, educado, com altos rendimentos e elevado nível de confiança, tornou-se altamente atrativo para anunciantes e marcas, especialmente para as menores que buscam alcançar um público-alvo específico. Assim, a publicidade em podcasts, a maior fonte de receita deste mercado, disparou ao longo dos anos.

Segundo uma pesquisa da Statista Market Insights, os gastos globais com publicidade em podcasts aumentaram mais de sete vezes desde 2017, subindo de cerca de meio mil milhões de dólares para mais de $4 mil milhões. Embora a taxa de crescimento anual tenha caído de um pico histórico de 45% em 2021 para 16% em 2024, isto demonstra que o boom massivo do mercado durante a pandemia está a ser substituído por um crescimento e investimento estáveis.

A Statista prevê que os gastos globais com publicidade em podcasts continuarão a crescer em média $400 milhões por ano e ultrapassarão $5 mil milhões até 2027. Mais de 65% desse valor virá da maior indústria de publicidade em podcasts do mundo, os Estados Unidos. O mercado dos EUA deverá atingir $3,3 mil milhões em gastos totais com publicidade até 2027, ou 30% a mais do que este ano. Bem abaixo, a China segue com cerca de meio mil milhão de dólares em gastos com publicidade em podcasts até 2027, ou 13% a mais do que este ano. Todos os outros principais mercados de publicidade em podcasts, como Japão, Índia e Brasil, terão menos de 100 milhões de dólares em gastos totais com publicidade.

Foto de Freepik

Os Maiores Entusiastas de Podcasts Estão em Espanha, Estados Unidos e Suécia

Os podcasts são especialmente adequados para conteúdo de áudio de longa duração, como entrevistas e conversas que exploram mais a fundo tópicos específicos ou interesses especiais. Este formato tornou-se particularmente popular entre os públicos mais jovens e os nativos digitais, ajudando o mercado a crescer sua base de utilizadores mais de cinco vezes. No entanto, o nível de adoção de podcasts varia significativamente entre diferentes mercados.

Segundo a mais recente pesquisa Digital News Report do Reuters Institute, 38% dos entrevistados de 47 países ouviram um podcast no mês anterior à pesquisa, mas os maiores entusiastas de podcasts foram encontrados em Espanha, Estados Unidos e Suécia.

Espanha teve a maior taxa de adoção de podcasts, com 44%, um aumento em relação aos 39% de cinco anos atrás. Os Estados Unidos e a Suécia tiveram crescimento semelhante, com 44% e 43% dos ouvintes de podcasts em 2024, respetivamente. A pesquisa também mostrou que o Canadá e o Reino Unido tiveram o maior crescimento na adoção de podcasts, aumentando 12% e 10% em cinco anos, respetivamente. No outro extremo da escala, Japão e França tiveram 26% e 28% dos entrevistados que ouviram um podcast no mês passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

7 + 12 =