GEMTE divulga recursos a empresários do concelho de Cascais

As instituições que compõem o GEMTE divulgaram junto de um público constituído por empresários locais as diversas valências que estão ao seu dispor no âmbito da formação de activos, apoio à contratação e recursos de recrutamento, começando por anunciar a constituição de três grupos operacionais de trabalho: um primeiro dedicado à formação, outro dedicado ao empreendedorismo e um terceiro dedicado às empresas.

GEMT

Formação de ativosnO GEMTE encontra-se a fazer um levantamento das necessidades formativas junto de empresas do concelho e criou programas modulares capazes de responder às suas necessidades específicas. A ideia é ajudar as empresas a dar resposta à obrigação de assegurar que cada trabalhador cumpre o mínimo de 35 horas anuais de formação, encontrando soluções práticas de formação útil para os ativos empregados junto do Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão (gratuitas, através do catálogo nacional de formações), da Associação Empresarial de Cascais (gratuitas apenas quando suportadas por fundos europeus) ou de empresas que forneçam formação certificada. As formações só se realizam com um mínimo de 20 formandos inscritos, pelo que o grupo poderá também ajudar a conjugar inscrições de ativos de diversas empresas numa só ação de formação.

Apoio à contrataçãonA sessão foi bastante esclarecedora no que toca aos procedimentos a adotar e regras a cumprir na apresentação de candidaturas à medida Estímulo Emprego e a Estágios Profissionais. Na primeira, foi salientada a obrigatoriedade de realização de formação por parte da pessoa contratada, seja em contexto de trabalho (mediante um tutor designado pelo empregador), ou em entidade formadora certificada, com carga horário mínima de 50 horas e realizada preferencialmente durante o período normal de trabalho. Relativamente aos estágios, foi referida a nova Medida denominada Reativar, que entrará em vigor a partir de 30 de abril e que tem como principal novidade o facto de permitir que pessoas com idade superior a 30 anos sejam integradas nas empresas com bolsas de estágio por um período de 6 meses.

Recursos de RecrutamentonExistem no concelho de Cascais nove gabinetes de Inserção Profissional/ Emprego cuja porta está aberta para receber e acompanhar os candidatos no processo de pesquisa de oportunidades de emprego, mas também para ajudar as empresas a encontrar os talentos que melhor se adaptem às suas necessidades, seja em que área for.

O GEMT apresentou-se assim como uma iniciativa que agrega e conjuga esforços de diversas entidades com áreas de atuação complementares dentro de um mesmo território. As suas reuniões mensais são abertas à participação dos empresários, sendo que a próxima tem realização prevista para o dia 8 abril, às 10 horas, no Espaço Comunitário das Faceiras.

Contactos do GEMTE: gemte.grupoempregabilidade@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × two =