Goparity Angaria 336 Mil Euros em 18 Horas para Projeto de Energia Solar Colombiana

Foto de Goparity

A plataforma de financiamento sustentável Goparity conseguiu angariar 336 mil euros em apenas 18 horas para a empresa colombiana de energia solar Solenium. Esta campanha de crowdlending, que decorreu de 22 a 23 de maio de 2024, envolveu 1.365 investidores de 25 nacionalidades diferentes, registando um investimento médio de cerca de 18 mil euros por hora.

Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da Goparity, destacou a importância deste marco: “Com exceção do Canadá, onde já temos uma filial, a Colômbia é o primeiro país fora da Europa onde a comunidade teve a oportunidade de investir diretamente numa empresa local. Foi claramente um sucesso e esperamos que seja o primeiro de muitos projetos na nossa jornada de internacionalização.”

Foto de Goparity

Esta foi a primeira vez que a Goparity financiou diretamente uma empresa colombiana, embora já tenha facilitado investimentos de 7,5 milhões de euros em projetos na América do Sul através de empresas sediadas na Europa. A Solenium, fundada em 2016 e certificada como BCorp, tem como missão combater as alterações climáticas através de tecnologias energéticas inovadoras. A campanha visa financiar projetos de engenharia, licenças e construção da primeira mini-quinta solar em Valledupar, capaz de gerar 390 MWh de energia limpa por ano, suficiente para abastecer 1.250 casas e evitar a emissão de 317 toneladas de CO2 anuais.

A parceria entre a Goparity e a boutique de gestão de investimentos Connecting for Impact facilitou a execução deste projeto, que além de promover energia limpa, irá criar empregos e espaços educativos na comunidade local. A Solenium planeia angariar um total de 840 mil euros, com duas campanhas futuras de 252 mil euros cada. Os investimentos, que começam nos cinco euros, oferecerão um retorno de 9,25% de juros anuais pagos mensalmente durante 10 anos.

A Goparity, que já permitiu mais de 35 milhões de euros em investimentos através de 35 mil membros registados, tem como missão democratizar o acesso ao financiamento sustentável, apoiando projetos com impacto positivo nas pessoas e no planeta. Os projetos financiados pela plataforma já impactaram positivamente cerca de 89 mil pessoas, criaram quase 5 mil postos de trabalho e evitaram a emissão de 25 mil toneladas de CO2 anuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nineteen − four =