Hélder Cunha: O Empresário Visionário que Transforma Vinhos em Experiências Únicas

Hélder Cunha empresário e enólogo
Na foto: Hélder Cunha, enólogo e empresário

A paixão pelo vinho aliada à visão empreendedora de Hélder Cunha resultou na fundação da Casca Wines, uma empresa que desde 2008 se dedica a criar vinhos portugueses autênticos, que expressam o terroir de cada uma das regiões demarcadas de Portugal.

Nascida da necessidade de revelar ao mundo a riqueza e diversidade vitivinícola do país, a Casca Wines tornou-se líder na comercialização de vinhos com origem biológica e vegana, conquistando mais de 35 mercados em todo o mundo. No entanto, por trás desse sucesso está o percurso de um empreendedor determinado e apaixonado pela enologia.

Uma Jornada de Descoberta e Paixão pelos Vinhos

Hélder Cunha começou a sua jornada no mundo do vinho em Napa Valley, Califórnia, no ano 2000, onde teve a oportunidade de produzir Pinot Noir, na Ken Rasmussen Winery. Essa experiência despertou nele o desejo de tornar-se um produtor de vinhos, mesmo sem possuir vinha ou adega própria.

“A ideia da Casca Wines nasceu durante a minha primeira vindima, no ano 2000, na Califórnia. Lá, percebi que era possível ser produtor de vinhos sem possuir vinha ou adega.”

Após retornar a Portugal, concluiu os seus estudos em Engenharia Agroindustrial, com especialização em viticultura e enologia. Durante esse período, realizou a sua tese na Alemanha, por meio de um programa Erasmus, aprofundando os seus conhecimentos em viticultura.

A paixão de Hélder Cunha pelos vinhos: uma jornada de descoberta e dedicação

O percurso empreendedor de Hélder Cunha
Na foto: Hélder Cunha, fundador da Casca Wines

Da Vinhos Borges à Fundação da Casca Wines

Após concluir a sua formação, Hélder Cunha ingressou no Vale do Douro, trabalhando nos Vinhos do Douro Superior. Em seguida, juntou-se à renomada Vinhos Borges, onde ganhou reconhecimento ao conquistar a medalha Grand d’Or no Concour Mondial de Bruxelles.

Essa experiência permitiu-lhe explorar diversas variedades de vinhos e regiões, desde o Vinho do Porto até ao Espumante. No entanto, em 2008, sentindo a necessidade de apresentar Portugal de uma forma diferenciada, Hélder decidiu fundar a sua Casca Wines.

“Na raiz da Casca Wines, existe um desafio permanente: a produção de vinhos que mantenham a nossa assinatura, mesmo sendo elaborados em adegas que não são nossas”, sublinha Hélder Cunha.

“No campo da enologia, o maior obstáculo que enfrentámos foi o de criar vinhos “naturais” que, simultaneamente, proporcionem prazer ao serem degustados. Estes vinhos são produzidos em intervenção mínima, isto é, são apenas as mãos do enólogo e um único ingrediente, as uvas, que os fazem. Ou seja, não são adicionados produtos enológicos, que nos vinhos convencionais ajudam o enólogo a corrigir alguns pormenores.”

Foto de lookstudio no Freepik

A Essência da Casca Wines: Vinhos Únicos e Sustentabilidade

Uma das principais características que tornam a Casca Wines única é o fato de ser uma empresa enraizada na figura de um enólogo. Sem vinha ou adega própria, Hélder Cunha entende que o cerne da produção de vinhos está na qualidade das uvas, por isso, escolhe os viticultores certos e procura as melhores uvas.

“Somos diferentes porque temos uma raiz de enólogo. Um produtor de vinhos que é enólogo centra-se no essencial da produção de vinhos: as uvas. Escolher o viticultor, encontrar aquela pessoa que ama o que faz e se entrega ao cultivo da vinha para poder entregar as melhores uvas, é o centro de tudo”, explica.

“Somos também diferentes porque, desde o início, nos preocupámos com a sustentabilidade em todas as suas vertentes. Resgatamos tradições singulares pelo país fora, pois não estamos limitados a uma única quinta. Somos provavelmente o único produtor em Portugal a produzir vinhos de 12 regiões diferentes”, acrescenta.

Hélder Cunha: o equilíbrio entre a paixão enológica e a gestão empresarial

Foto de jcomp no Freepik

Planos de Expansão e O Futuro da Casca Wines

A Casca Wines tem como meta consolidar suas marcas no canal tradicional e expandir a sua presença no canal da moderna distribuição nos próximos três anos.

“Desde a origem, seguimos o caminho da afirmação e consolidação das nossas marcas de vinho no canal HORECA. Este é um caminho longo, mas é também o que mais valor acrescenta. Um dos ensinamentos da pandemia foi que o canal da moderna distribuição é também importante para a sustentabilidade económica, pois alarga o leque de clientes e cria proximidade aos consumidores”, sublinha Hélder Cunha.

A empresa está a apostar também na exportação, procurando embaixadores da marca em diferentes partes do mundo, como Brasil, Emirados Árabes Unidos, América do Norte, Bélgica e China. Hélder Cunha considera que a proximidade com os mercados e a estratégia de crescimento a longo prazo são fundamentais para alcançar o sucesso.

Hélder Cunha o enólogo empreendedor
Na foto: Hélder Cunha

O Legado e Desafios Pessoais de Hélder Cunha

Como todo o empreendedor, Hélder Cunha enfrentou desafios ao longo de sua trajetória. Um dos maiores desafios pessoais foi equilibrar a sua formação e vocação de enólogo com a gestão e razão necessárias para administrar um negócio.

“Qualquer negócio precisa de paixão, algo que eu entrego facilmente, mas precisa também de razão, que algumas vezes ficou atrás da incessante vontade do enólogo de criar vinhos únicos, especiais e raros.”

Se a paixão pela criação de vinhos únicos muitas vezes ultrapassava a lógica empresarial, Hélder Cunha sempre procurou o equilíbrio entre essas duas vertentes. Externamente, as circunstâncias económicas e de mercado também apresentaram desafios ao longo dos anos, mas isso só fortaleceu a sua determinação e resiliência.

Hélder Cunha é uma figura inspiradora no mundo do vinho. Enquanto enólogo experiente e visionário, fundou a Casca Wines com o objetivo de revelar ao mundo a riqueza vitivinícola de Portugal. O seu percurso empreendedor, marcado por desafios e conquistas, é um exemplo de como a paixão e a visão podem transformar um sonho em realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen − sixteen =