Hospital da Luz Apoia Inovação no Setor de Saúde para Startups e PME

Foto de rawpixel.com em Freepik

O Hospital da Luz, por meio da Intelligent Health Platform (IHP), estabelece-se como um “Test Bed”, proporcionando um ambiente propício para Startups e PME experimentarem, testarem e desenvolverem soluções inovadoras em várias áreas de atuação. Com foco em promover respostas aos desafios do setor de saúde, a IHP integra a Rede Nacional de Test Beds e compromete-se a acolher 50 testes-piloto até setembro de 2025.

A IHP disponibiliza três ambientes de última geração: um Data Lake (In Silico Lab), um Centro de Simulação (Simulation Lab), e o próprio Hospital (Living Lab). Estes ambientes estão equipados para oferecer infraestruturas, equipamentos, conhecimento e capacidade instalada. Com uma abordagem estruturada e científica, a plataforma visa transformar as visões dos empreendedores em realidades tangíveis e eficazes.

Francisca Leite, diretora do Hospital da Luz Learning Health, destaca a importância da inovação aberta para superar os desafios do sistema de saúde. “A inovação aberta é, sem dúvida, a chave para responder aos desafios do sistema de saúde, cujo quadro regulamentar complexo, rigor da demonstração de valor e eficácia financeira podem ser fatores desafiantes. É neste contexto que a Test Bed do Hospital da Luz está a atuar, em colaboração com Startups e PME, para acelerar o desenvolvimento e sucesso das suas inovações”.

Nuno André Silva, responsável pela área de Inovação do Hospital da Luz Learning Health, revela que a adesão na fase de pré-lançamento da Test Bed tem sido expressiva, e a instituição permanece aberta à inovação no setor. “Continuamos a trabalhar fortemente para chegar aos 50 testes-piloto de produtos inovadores. Estamos, por isso, de portas abertas para receber o ‘the next big thing’ em matéria de inovação no setor”, salienta.

A Intelligent Health Platform, resultante do consórcio formado pelo Hospital da Luz Learning Health e o Hospital da Luz, faz parte da Rede Nacional de Test Beds coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A IHP oferece acompanhamento permanente às Startups e PME desde a submissão da candidatura até a avaliação dos projetos-piloto, que terão preferencialmente uma duração de três meses. A plataforma aceita candidaturas através do formulário disponível na Test Bed Intelligent Health Platform ou pelo e-mail: inovacao.learninghealth@luzsaude.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − 5 =