Hubs da Mercedes premeiam ideias inovadoras

Hackathon da Mercedes premeia ideias que usam a tecnologia blockchain
Foto: Mobility Hack Lisbon

O DisIOTAllow foi o projeto vencedor do hackathon da Mercedes para soluções que usam a tecnologia blockchain. A ideia vencedora é uma plataforma onde os utilizadores podem optar por partilhar, em segurança e em tempo real, a sua informação com marcas, recebendo em troca benefícios.

Os vencedores ganharam 10 mil euros na primeira edição do Mobility Hack Lisbon que decorreu este fim-de-semana em Lisboa (17 e 18 de novembro) e que desafiou a comunidade de blockchain a resolver desafios relacionados com a mobilidade.

“Já tínhamos pensado na ideia de controlar o tráfego nas estradas com IOT. Este desafio pôs-nos a pensar como a Mercedes poderia ganhar com isto”, conta Luís Freitas, vencedor, com Arnon Cavaeiro e Alexandre Gordo, do hackathon organizado pela Mercedes-Benz.io e pela Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub.

Durante 24 horas seguidas, mais de 40 participantes estiveram a programar soluções que usam a tecnologia blockchain no desenvolvimento de produtos tecnológicos no ecossistema da mobilidade. Desde serviços de agregação de informação sobre os carros, a plataformas que recompensam os utilizadores com perks, consoante os dados que partilham, no total foram sete os projetos finais apresentados no hackathon.

O evento teve como objetivo estimular a comunidade crescente na área de Blockchain, dar-lhe espaço para fazer networking, aprender e desenvolver novos desafios em conjunto, ao mesmo tempo que permite a estes novos hubs tecnológicos identificar talento para as suas equipas.

Depois de se instalar em Lisboa, no ano passado, a Mercedes-Benz.io escolhe também esta cidade para lançar o desafio pela primeira vez, ao passo que para a Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub, este evento marca a sua chegada a Portugal e é uma oportunidade única para se afirmar no panorama nacional. A partir do próximo ano, ambas as empresas do grupo Daimler pretendem ter equipas dedicadas ao blockchain a operar a partir de Portugal.

“Foi bom ter a oportunidade de estar em contacto com a comunidade que está a desenvolver soluções com tecnologia blockchain e perceber a força do talento que aqui esteve nestas 24 horas. Fiquei impressionado com as soluções que foram desenvolvidas”, reforça Alexandre Vaz, Managing Director da Mercedes-Benz.io.

Também Erik Spitzer, CEO of Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub, disse estar impressionado com a dedicação e compromisso das equipas. “Esta é mais uma prova de que Portugal é o local certo e conta com as pessoas certas para mudar o futuro da mobilidade. Estamos muito entusiasmados com as próximas iniciativas nesta comunidade“, sublinhou.

Miguel Fontes, da Startup Lisboa, que coorganizou o evento em conjunto os hubs tecnológicos da Daimler, destacou a importância deste evento para a incubadora: “este foi mais um momento importante não só para estarmos mais perto desta comunidade como também para aproximá-la de empresas relevantes no ecossistema que estão à procura de talento”.

O evento decorreu no espaço das Carpintarias de São Lázaro e contou com ainda com o apoio do Instituto Superior Técnico e da Altice.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven − 8 =