Iberdrola lança Startup Challenge contra fenómenos meteorológicos nas redes elétricas

Cartaz do concurso
Foto: Site Iberdrola

A Iberdrola criou o programa Startup Challenge, que visa descobrir e apoiar ideias inovadoras que respondam às ameaças naturais que afetam a indústria energética global. Este será o primeiro de uma série de concursos destinados aos empreendedores e à comunidade de startups que apresentem de ideias para ajudar a combater o impacto das alterações climáticas e dos fenómenos meteorológicos na rede elétrica.

O aumento da temperatura e a maior frequência de fenómenos meteorológicos adversos são um grande desafio para as operadoras de redes elétricas em todo o mundo. Fortes rajadas de vento, subida do nível das águas, calor extremo, gelo e neve podem causar grandes danos e interrupções. A Iberdrola está interessada em ouvir ideias que possam ajudar tanto na prevenção de problemas como na recuperação da rede, após fenómenos como estes.

No âmbito da prevenção, as áreas abrangidas pelo concurso incluem a planificação, operação, manutenção e engenharia para monitorizar e gerir melhor os ativos elétricos antes de serem danificados. Para melhorar a recuperação do serviço, as ideias podem incluir soluções que contribuam para a minimização do impacto da interrupção do fornecimento em residências e empresas.

Armando Martínez, Diretor de Redes do grupo Iberdrola, afirma que “os fenómenos meteorológicos, que cada vez têm maior intensidade e frequência, representam um verdadeiro desafio para os operadores de redes elétricas. Até mesmo os equipamentos concebidos e desenvolvidos com as mais elevadas especificações podem ser completamente destruídos pelas tempestades mais violentas”.

O projeto vencedor terá a oportunidade de concretizar um teste-piloto, combinando as competências da empresa selecionada com os recursos e conhecimento de mercado da Iberdrola. Se o piloto for um sucesso, a empresa vencedora poderá tornar-se fornecedora da Iberdrola, que, através do seu programa de startups PERSEO, também avaliará a possibilidade de realizar um investimento no capital dessa empresa.

 “Empresas como a Iberdrola estão sempre a inovar e a melhorar processos, bem como a monitorizar e avaliar metodologicamente tecnologias emergentes. Temos a certeza de que haverá conceitos atualmente a ser desenvolvidos em laboratórios que acabarão por ser revolucionários em todo o mundo”, acrescenta Martínez.

Agustín Delgado, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Iberdrola, refere que “uma ótima ideia no papel pode tornar-se rapidamente num elemento-chave da atividade quotidiana de uma empresa, se contar com o apoio e a orientação adequados”. “Ajudaremos a concretizar com êxito as ideias numa fase de teste até que estas cheguem à formalização de um acordo de fornecedor. Em última análise, um conceito que melhore os nossos processos pode acabar a ser procurado por empresas de redes elétricas em todo o mundo”, afirma ainda Agustín Delgado.

As empresas e startups interessadas podem inscrever-se até 30 de junho, através do site da Iberdrola, na secção Iberdrola Startup Challenge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × 1 =