Innovation Day Lisboa aponta as quatro tendências para o futuro das empresas

Na foto: Palestrante falando no palco do evento.

O Innovation Day Lisboa, reuniu no Centro Cultural de Belém mais de 1.100 participantes para debater a inovação e a adoção da tecnologia por parte das empresas portuguesas. O evento, promovido pela Salesforce, contou com oradores nacionais e internacionais como Denis Terrien ou ex-Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Criar um novo modelo de conexão com os clientes, transformando o mundo do trabalho com a construção de uma “sede digital” e enfrentar os desafios de segurança e mudanças climáticas são as quatro principais tendências identificadas como desafios estratégicos para empresas nos dias de hoje.

Em conjunto com diversas empresas dos setores público, financeiro, tecnológico e retalho, entre outras, a Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), apresentou estes quatro desafios, dando espaço para que os especialistas e profissionais partilhassem experiências e histórias de sucesso, refletindo sobre como as empresas podem enfrentar estes próximos tempos.

O processo de digitalização, bem como os efeitos da pandemia na forma como consumimos e nos relacionamos, confirmam que as marcas estão a enfrentar um panorama novo e disruptivo. Mas o futuro está mais incerto do que nunca e os desafios do consumo só se conseguirão enfrentar com dados, bom uso de tecnologia e muita análise.

Para ajudar as empresas a prepararem-se para estas mudanças, foram apontadas, neste evento, as quatro tendências que vão marcar os próximos anos, designadamente a necessidade de Inovar, apresentando-se aos seus clientes de uma maneira totalmente nova. As estratégias de inovação devem passar por colocar o cliente no centro, o que implica uma conexão total, constante e omnicanal.

Construir uma Sede Digital é o segundo passo na estratégia de digitalização das empresas. O modelo de trabalho híbrido tem prevalecido e é necessário dotar os colaboradores de ferramentas que lhes permitam colaborar a partir de qualquer lugar. O objetivo é unificar todas as tecnologias de trabalho colaborativo para estreitar o relacionamento com o cliente, aumentar a produtividade e simplificar os processos.

Garantir a Segurança é outra prioridade. Na era pós-pandemia, cuidar de clientes, colaboradores, parceiros e demais membros da comunidade é um dever para todas as empresas. Para isso, é necessário implementar ferramentas que permitam o contacto seguro entre as pessoas, verificar processos de vacinação ou testagem ou criar protocolos de saúde flexíveis.

Focar na Sustentabilidade deve ser o quarto ponto de atenção dos gestores. Participar ativamente na luta contra as mudanças climáticas é um dever, e o papel das empresas na descarbonização deve ser primordial. As inovações que lhes permitam oferecer informações sobre as suas emissões com total transparência, bem como as ferramentas que os ajudem a medir a sua pegada de carbono, serão fundamentais.

A aplicação destes quatro pilares e tendências para o futuro, foi amplamente debatida ao longo de um dia dedicado à inovação – o Salesforce Innovation Day Lisboa – ao transpô-las para as realidades multissectoriais. Novobanco, Caixa Geral de Depósitos, OutSystems, EDP, Pestana Hotel Group, SONAE MC, Perfumes & Companhia, PWC e Deloitte foram algumas das empresas que se juntaram a muitas outras, assim como a mais de 1.100 convidados registados, neste olhar para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 3 =