IRS: Gestão financeira quer pague ou receba reembolso

Foto de pressfoto no Freepik

Com o período de entrega do IRS já em curso, muitas famílias estão a recorrer a simulações para saber se terão de pagar ou se receberão um reembolso. Independentemente do caso, a literacia financeira é essencial para maximizar ou gerir os rendimentos adequadamente. Com isso em mente, a Paynest, uma plataforma de gestão salarial e literacia financeira, fornece, aos leitores do Empreendedor, algumas dicas úteis a ter em conta durante este período.

Se tiver de pagar IRS há certos pontos que devem ser tidos em conta para preparar-se para uma despesa extra. Nesse sentido, é importante cortar em despesas dispensáveis e colocar a gestão financeira na ordem do dia. Se costuma pagar o IRS numa prestação anual (em vez dos descontos mensais no vencimento) é essencial aprender a gerir adequadamente os rendimentos, por exemplo criando uma poupança.

Uma boa opção é investir na melhoria da literacia financeira, por exemplo, através de hábitos de leitura, podcasts, mentorias ou até mesmo de cursos dedicados. Se já tiver feito esforços nas duas frentes e precisar de mais rendimentos, é aconselhável consultar um coach financeiro que possa fornecer aconselhamento adaptado às suas condições individuais.

Se, pelo contrário, costuma receber um reembolso de IRS, é uma boa oportunidade para pensar no futuro. É crucial liquidar dívidas, planear gastos futuros e criar ou reforçar um fundo de emergência. O dinheiro extra também pode ser usado para despesas evitadas e investimentos em ativos financeiros.

Independentemente da situação, o período do IRS deve ser um momento de planeamento financeiro cuidadoso, onde é feita uma avaliação das despesas e receitas do ano anterior, projetando o ano fiscal seguinte e garantindo uma vida financeira mais saudável.

Para os responsáveis da Paynest, é importante ter em mente que a literacia financeira é crucial em todas as fases da vida e deve ser promovida de forma contínua. Práticas financeiras saudáveis e investimento em formação e conhecimentos financeiros são essenciais para garantir a sua estabilidade financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × one =