Jon Fath, Cofundador da Rauva, Vence o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2023

Na foto: Jon-Fath, CEO e cofundador da Rauva

Jon Fath, cofundador da Rauva, foi distinguido com o prestigioso Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2023 durante a cerimónia dos Entrepreneurship Awards. Este evento reuniu a comunidade empreendedora para celebrar o ecossistema empresarial e reconhecer o trabalho excecional dos fundadores e das startups.

Os Entrepreneurship Awards, uma iniciativa da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, decorreram com o intuito de celebrar o empreendedorismo e dar destaque ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores ao longo do último ano. A cerimónia contou com momentos marcantes, incluindo a entrega do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2023, a apresentação dos três novos prémios e o Demo Day da Startup Lisboa, onde várias startups incubadas apresentaram as suas soluções inovadoras.

O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2023, um dos momentos altos da noite, foi entregue a Jon Fath, cofundador da Rauva. Esta startup portuguesa desenvolveu uma aplicação revolucionária destinada a freelancers e PMEs. A aplicação, adaptada a cada país, oferece uma solução bancária e financeira completa, automatizando tarefas contabilísticas, simplificando o acesso a crédito e atendendo a todas as necessidades bancárias. A Rauva aspira a tornar-se uma super aplicação de serviços bancários e financeiros, estabelecendo-se como uma referência no setor.

Jon Fath, CEO e cofundador da Rauva, recebeu o prémio em nome da equipa e expressou a sua gratidão pelo reconhecimento. “Estou muito honrado, é uma surpresa e uma conquista após 15 meses em Portugal. Estou extremamente feliz pela minha equipa e também pelo ecossistema que acreditou em nós desde o início. Cheguei aqui há 15 meses e disse que iria construir um banco do zero para empresas. Aqueles que realmente me ajudaram desde o início estão aqui hoje, a minha equipa, a Startup Lisboa, a Unicorn Factory, a Fintech House, e o ecossistema que acreditou em nós desde o primeiro dia.”

Com uma formação no MIT e experiência profissional como COO da bunq, Jon Fath é membro do conselho de administração da Transmetrics e da Fanaverse, bem como mentor na Fintech House, onde se dedica diariamente a inspirar empreendedores.

Eram também finalistas no Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2023, Guilherme Coelho (Maven Pet Inc.), João Aroso (Leadzai), Mauro Frota (BHOUT), Miguel Alves Ribeiro (SheerMe) e Verónica Orvalho (Didimo).

“O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano surgiu da vontade de celebrar o crescimento do ecossistema a nível nacional e reconhecer o trabalho excecional desenvolvido pelas startups, fazendo também homenagem a uma figura incontornável no desenvolvimento do ecossistema empreendedor e fundador da Startup Lisboa. Este prémio integra os Entrepreneurship Awards que tem como ambição de se expandir a categorias adicionais que reconheçam os fundadores e equipas, que se distingam em diversas áreas e que possa agregar o ecossistema nacional num grande evento” afirmou Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa.

Com efeito, além do Prémio João Vasconcelos, foram entregues mais cinco prémios durante os Entrepreneurship Awards. Entre as novas categorias estavam o Prémio Melhor Startup de Impacto, atribuído à ACTIF, e o Prémio Melhor Startup Universitária, concedido à Ward analytics. O Prémio Ecossistema homenageou a Remote por sua contribuição significativa para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor português. Nos prémios relacionados com o Demo Day da Startup Lisboa, o Melhor Pitch foi para Mauro Frota, da BHOUT e a Startup Mais Promissora da Startup Lisboa,  vencedora do Demo Day, foi a Musiversal.

“Ninguém acreditava na Unicorn Factory, mas mostrámos que Portugal não é um país pequeno, e o Gil, diretor executivo da Startup Lisboa, foi o mestre nos bastidores. Atraímos pessoas de todo o mundo para Lisboa. Somos autênticos, estamos cansados de tudo o que é falso. Nos últimos dois anos, tivemos cinquenta empresas relacionadas com tecnologia a chegar a Lisboa, uma grande lição para os políticos. Lisboa conseguiu isso graças aos unicórnios”, destacou Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboano discurso que encerrou o evento.

O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano foi criado em 2019 para homenagear João Vasconcelos, o primeiro diretor executivo da Startup Lisboa, e reconhecer o trabalho notável dos empreendedores em Portugal. O vencedor deste prémio recebe um prémio de 10 mil euros, patrocinado pela Google for Startups e pela CCA Law Firm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 1 =