Laboratório português inova na manutenção de turbinas eólicas

Luca Bravo no Unsplash

O maior centro de interface tecnológico de Portugal vai ajudar a desenvolver, em parceria com a Eptune Engineering, uma solução mais sustentável no quadro de operações de manutenção das pás das turbinas eólicas, através da realização de ensaios a materiais.

Em causa está a conceção de componentes inovadores que integram uma nova solução de plataforma móvel para acesso a torres eólicas, permitindo a sua inspeção/reparação de forma mais fácil, segura e com uma maximização de disponibilidade de acesso, minimizando os tempos mortos de acesso devido a condições meteorológicas adversas.

O projeto denomina-se Easy Platform e irá permitir tornar mais consistente e rentável o processo de inspeção e reparação das turbinas eólicas. Em causa está o desenvolvimento de uma plataforma de trabalho mais flexível na sua utilização e instalação, através de técnicas de fixação mais avançadas e otimizadas.

A plataforma será equipada com sistemas de proteção avançados que permitem a sua utilização em condições meteorológicas desfavoráveis. Passarão, agora, a ser possívais intervenções mais seguras para os trabalhadores envolvidos, bem como para os equipamentos necessários às mesmas, aumentando o número de dias anuais em que as mesmas podem ser realizadas.

O Laboratório de ensaios Especiais ISQ participa no desenvolvimento e realização de uma série de ensaios a materiais, componentes e estruturas metálicas tais como: força magnética de ancoragem; força limite de ventosas ativas; caraterização de cordas e de avaliação de estruturas metálicas; caracterização de resistência mecânica de materiais utilizados no projeto.

O processo foi desenvolvido no laboratório de Castelo Branco e no LABMAT-Unidade de Ensaios Mecânicos (UEM). Com esta solução a Easy Platform dá resposta às questões inerentes à manutenção dispendiosa dos componentes das turbinas eólicas e respetivas reparações, muitas vezes causadas, por exemplo, por danos resultantes de impactos de aves, quedas de relâmpagos ou avarias nos seus sistemas mecânicos ou elétricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 4 =