Leve a sua ideia para o próximo nível

Aprenda a transformar a sua ideia em negócio. Durante um fim-de-semana, especialistas de várias áreas tecnológicas e também marketing, finanças e direito reúnem-se com criativos e empreendedores com projetos em fase de inicialização, ou mesmo ainda de conceito, para ajudar a construir um produto ou negócio.

O evento decorre durante o fim-de-semana de 7 a 9 de julho e, durante 54 horas ‘de ação’, os participantes são divididos em grupos de trabalho para aperfeiçoar as ‘apresentações de domingo’ quando serão apresentados os projetos desenvolvidos por cada grupo.

O conceito do Startup Weekend não é propriamente o de uma aceleradora, mas sim um processo de formação para construir um projeto a partir de uma simples ideia. Nesse sentido, os participantes propõem ideias de negócio, seja para fins lucrativos, empresas ‘sociais’, ou organizações sem fins lucrativos, ainda que o evento esteja orientado para a tecnologia.

Depois de um pitch de apresentação, os participantes elegem as melhores ideias e agrupam-se para as desenvolver em 24 horas. Na fase seguinte o processo é de competição entre as várias equipas, as de aprendizagem com empresários experientes e profissionais ligados ao setor tecnológico. Os grupos contarão ainda com o apoio de designers em várias áreas de especialização e talentos provenientes dos ramos dos negócios, vendas, finanças, jurídicos, etc.

Para participar não é preciso ter já uma ideia de negócio, o que torna o Startup Weekend muito atrativo para estudantes de faculdades, universidades ou escolas secundárias, que querem aprender mais sobre empreendedorismo ou profissionais que procuram mudar de carreira ou criar novas habilidades.

Mas mesmo que tenha uma ideia, ela não necessita de ter já um plano de negócio elaborado. Muitas das ideias escolhidas nas edições anteriores, nasceram no último minuto, porque precisamente o conceito é construir um negócio desde a ideia.

Nesse sentido, um negócio que já exista não é uma boa opção para apresentar no Startup Weekend, porque o valor central do evento é o espírito de equipa, e projetos onde grande parte do percurso já está definido, prejudicam esse espírito e não contribuem para o processo de aprendizagem, além de criar um desequilíbrio na competição com as ideias que estão ainda a germinar.

No final do evento as equipas terão construído um Modelo de Negócio, validado o tipo de clientes, definido o design do produto, treinado uma apresentação e eventualmente construído uma maquete ou esqueleto funcional de uma app.

A competição não sendo o tema central do Startup Weekend, cria uma concorrência amigável mas que reflete a realidade das startups. Tal como é importante reunir o feedback do ‘mundo real’ para a sua ideia, também é importante sentir pressões e obstáculos reais. Após o fim-de-semana de aprendizagem, aproximadamente 25% das equipas participantes do Startup Weekend continuam trabalhando a ideia.

O Startup Weekend começa sexta-feira, 7 de julho de 2017 às 18:00 horas e decorre até 9 de julho no Canopy Lisboa, Rua D. Luis I n.º 3, Piso 2 em Lisboa. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConcurso TORRES INOV-E Centro Criativo
Próximo artigoJá pensou nas férias?
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nineteen + 4 =