Lisboa de portas abertas

Com o ‘Programa Lisboa Aberta’ a autarquia pretende eliminar a dispersão de dados sobre a cidade em diferentes suportes e instituições e promover a criação de uma plataforma de serviços inovadores de base tecnológica, em linha com a imagem empreendedora e de inovação que Lisboa tem entre as cidades europeias.

A reunião das diferentes bases de dados sobre a cidade, numa única plataforma aberta é o catalisador de uma nova política de inovação, que o município quer ver materializada num conjunto de iniciativas que pretende apresentar ao longo de 2016, culminando na Web Summit.

O objetivo, segundo Jorge Máximo, será ‘disponibilizar indicadores e dados nessa plataforma’ para que possam servir para monitorizar a cidade e que poderão ser usados ‘como instrumentos para desenvolver soluções para cidade’, acrescentou o autarca.n nPara este novo site serão disponibilizados dados georreferenciados sobre ambiente e mobilidade, entre outros, mas o vereador acredita que dentro de um ano ‘poderão ser muitos mais’. Para isso, o município vai ‘assinar protocolos de partilha de dados com mais de uma dezena de entidades’, para que o movimento ‘continue a alargar’.

A par desta plataforma será ainda lançado um programa de aceleração e estímulo ao desenvolvimento de aplicações informáticas que, a partir dos dados agora disponibilizados possam apresentar soluções tecnológicas inovadoras.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo aumentar o tráfego no seu site ou blog
Próximo artigoApito – Venha o árbitro!
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen + fifteen =