L’Oréal Portugal Premeia Mulheres na Ciência 2023

Foto em Freepik

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência estão com as candidaturas abertas para o ano de 2023. Esta iniciativa, promovida pela L’Oréal Portugal em colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, visa apoiar projetos avançados de investigação científica no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde e Ambiente.

Desde 2004, ano de sua criação, este prémio já galardoou 65 jovens investigadoras em Portugal. Através deste programa, a L’Oréal Portugal e seus parceiros pretendem promover estudos avançados e incentivar a investigação científica liderada por mulheres.

As candidaturas estão abertas até 10 de outubro de 2023 e devem ser submetidas através do website da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Podem candidatar-se mulheres doutoradas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de cinco anos e que não completem mais de 35 anos até ao final do ano em curso. É importante destacar que esses limites podem ser prolongados, consoante o número de filhos das candidatas, sendo adicionado um ano por cada filho.

Um júri composto por cientistas no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde e Ambiente avaliará as candidaturas. Este júri terá a responsabilidade de selecionar quatro investigadoras para receberem a prestigiosa ‘Medalha de Honra’ e um financiamento no valor de 15 mil euros. Este financiamento tem como objetivo apoiar projetos originais que possam abrir novos horizontes e vias de investigação nas áreas da saúde e do ambiente.

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência são consideradas uma das mais prestigiantes distinções em Portugal. Ao longo dos anos, esse programa tem contribuído para o progresso da Ciência e Tecnologia no país, reconhecendo o trabalho de excelência realizado por investigadoras.

Esta iniciativa inspira-se na iniciativa Internacional L’Oréal-UNESCO For Women in Science, lançada em 1998, que reconhece projetos de investigação originais e promissores e destaca a importância das mulheres na ciência. A nível global, as várias iniciativas da L’Oréal têm apoiado mais de 3200 investigadoras de 117 países, tanto jovens cientistas como cientistas consagradas, algumas das quais reconhecidas com o Prémio Nobel da Medicina e da Química em 2009, como Elizabeth H. Blackburn e Ada Yonath.

Através das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, a L’Oréal Portugal continua a sua missão de apoiar a investigação científica liderada por mulheres e de promover uma ciência mais justa e equitativa em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 2 =