Luís Pereira: “É Imperativo Investir na Transição Digital para Liderar o Mercado”

Na foto: Luís Pereira, Diretor de I&D da Opensoft

A transição digital tornou-se essencial para a competitividade e eficiência das empresas. Uma empresa tecnologicamente avançada tem maior probabilidade de sucesso, sendo mais competitiva e eficiente na oferta de produtos e serviços. A otimização de processos e a rápida adaptação às mudanças do mercado são fundamentais para se manter na vanguarda do negócio.

Luís Pereira, Responsável do departamento de I&D da Opensoft, considera que, embora Portugal tenha progredido na digitalização, “as empresas ainda têm muito a fazer para potenciar os seus negócios e manter-se competitivas.”

O responsável pela Investigação e Desenvolvimento da Opensoft, sugere cinco passos fundamentais para facilitar esta mudança nas organizações. “Estas sugestões são linhas orientadoras para um plano adaptado às necessidades de cada empresa, sendo imperativo seguir as tendências e investir na transformação digital para liderar o mercado.”

1 | Priorizar a digitalização: Embora a lista de prioridades de uma empresa seja extensa, é crucial colocar a digitalização no topo. Modernizar o negócio melhora o desempenho e a eficiência, resultando em retorno financeiro positivo.

2 | Identificar áreas prioritárias: É fundamental identificar as áreas mais importantes para a transição digital e avançar de forma faseada e estruturada. “Estabelecer o ritmo vai ajudar a uma transição digital concisa com tempo para adaptação e identificação de ponto de eventual melhoria”, salienta.

3 | Investir na literacia tecnológica: Os colaboradores devem estar familiarizados com as ferramentas e processos tecnológicos. Luís Pereira sugere “Apostar em workshops e formação para ajudar os funcionários a participarem ativamente na digitalização”.

4 | Contratar serviços especializados: “Reconhecer o nível de maturidade digital e decidir o melhor caminho pode ser complexo”, alerta o especialista da Opensoft. Contratar serviços especializados pode ajudar na transição, garantindo uma digitalização consistente e alinhada com as necessidades da empresa.

5 | Investir em tecnologia oportuna e apropriada: Avaliar as necessidades da empresa e escolher tecnologias compatíveis e flexíveis é crucial. “Optar por aplicações que acompanhem o crescimento e evolução da empresa melhora a experiência dos utilizadores e contribui para a inovação”, recomenda Luís Pereira.

A transição digital tornou-se uma necessidade premente para as empresas que desejam manter-se competitivas e eficientes num mercado em constante evolução. Liderar o mercado requer não apenas acompanhar as tendências tecnológicas, mas também adotar uma abordagem estratégica e proativa para a digitalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 − 5 =