Manual para fazer um produto digital de sucesso

Capa do livro
Foto: ImaginaryCloud

A ImaginaryCloud vai lançar um livro sobre a metodologia que permite criar produtos digitais em tempo recorde.

O livro Product Design Process é um manual baseado numa abordagem multidisciplinar que apresenta 12 passos para fazer um produto digital de sucesso. O livro destina-se a designers, developers e gestores de produto.

Focado na experiência do utilizador e no design de interação, apresenta soluções também na manutenção de custos e benefícios equilibrados, evitando desperdiçar recursos e apostando num rápido lançamento no mercado.

O livro, escrito em coautoria por Tiago Franco e Beatriz Costa, UX designer, também na ImaginaryCloud, vai ser editado em inglês e está atualmente em pré-venda, uma vez que a publicação só deve ocorrer no inicio do próximo ano.

Enquanto o livro não chega, os autores promovem um workshop onde explicam os procedimentos apresentados no manual. “O objetivo é que os participantes possam brincar com os passos durante o workshop e que percebam a dependência entre cada um deles”, explica Beatriz Costa.

A metodologia proposta no manual foi longamente estudada pelos autores. “Há dois anos que não fazemos qualquer alteração. Começamos com três passos, agora tem doze. É um livro sobre um processo que está maduro e suficientemente testado. As provas de sucesso são suficientes para assumir que vale a pena replicar”, afirma Tiago Franco, CEO da ImaginaryCloud.

Este processo está focado na experiência do utilizador e suporta a equipa de programadores no desenvolvimento de um produto mínimo viável em tempo recorde. “Embora o design tenha maior influência na primeira parte do desenvolvimento do projeto e a engenharia numa segunda fase, há elementos das duas equipas sempre presentes em todos os passos”, explicam.

A metodologia garante que todo o processo é construído em conjunto com todos os stakeholders, clientes e utilizadores finais, através de workshops, muita comunicação e várias fases de feedback. É por isto que tanto os clientes como as equipas podem tomar decisões com base em testes e pesquisa de mercado, suportadas por tecnologias que lhes permitam definir prioridades.

“Aqui, os designers e os engenheiros são amigos, trabalham mesmo juntos. Só assim se pode evitar que se comprometam com características ou funcionalidades que não sejam exequíveis”, explica Ricardo Torrão, developer na ImaginaryCloud.

O workshop, que inclui o pré-lançamento do livro, está marcado para o próximo dia 26 de outubro, no âmbito da conferência Productized, que decorre no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seven + 7 =