Metade dos developers não estão preparados para o desenvolvimento nativo na cloud

Foto de Tim Gouw no Unsplash

Relatório da OutSystems revela que mais de metade dos líderes de IT e developers não têm conhecimento suficiente para desenvolvimento nativo na cloud. O estudo global da OutSystems conclui que, embora os analistas esperem que quase todos as aplicações sejam criadas através da utilização de desenvolvimento nativo na cloud até ao final de 2025, a maioria das empresas ainda se encontra numa fase inicial.

A OutSystems, empresa portuguesa líder do mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, apresentou os resultados de um inquérito global com líderes tecnológicos e developers, para avaliar os benefícios e desafios do desenvolvimento nativo na cloud, com resultados que destacam fortes contrastes entre expectativas e prontidão.

O relatório, intitulado de “Cloud-Native Development: Ready or Not? What IT Executives and Developers Say” (em português: Desenvolvimento nativo na cloud: Pronto ou não? O que dizem os Executivos de TI e developers), revela que, embora os analistas esperem um aumento acentuado no desenvolvimento nativo na cloud, a nível global, mais de metade dos inquiridos (53%) ainda não tem muitos conhecimentos sobre o tema.

“A tecnologia nativa na cloud, se for bem-feita, abre novas possibilidades de velocidade, confiança e escala massiva de aplicações”, afirma Patrick Jean, CTO da OutSystems. “Muitas empresas estão a mostrar um delta entre o estado futuro desejado e o seu conhecimento e experiência atuais. O nosso estudo revela que a maioria das empresas não sabe o suficiente sobre os desafios da cloud nativa e não conta com a equipa necessária para implementá-la com sucesso. A resposta está em ferramentas low-code de elevado desempenho que podem ajudar a acelerar e a simplificar o caminho a seguir e a melhorar drasticamente a forma como se criam e gerem aplicações para o futuro.”

O nosso estudo revela que a maioria não sabe o suficiente sobre os desafios da cloud nativa

Desafios e necessidades a ultrapassar

Com base no inquérito global com mais de 500 líderes de TI e programadores em todos os setores – incluindo líderes nativos na cloud (aqueles que atualmente utilizam nativo na cloud) e retardatários (aqueles que não utilizam), – o relatório da OutSystems identifica o estado atual da tecnologia, em termos da sua adoção, desafios e oportunidades.

As principais conclusões dão conta da existência de lacunas em termos de conhecimento. Enquanto 72% dos entrevistados esperam que a maioria das suas aplicações seja criada através da utilização desenvolvimento nativo na cloud até 2023, apenas 47% contam com bastante conhecimento sobre o tema.

Desafios inesperados são também problemas apontados pelos líderes nativos na cloud. Os inquiridos afirmam que selecionar as ferramentas/plataformas certas (52%) e a complexidade arquitetónica (51%) são os dois principais desafios do desenvolvimento nativo na nuvem, enquanto os retardatários nativos na nuvem classificam-nos de forma significativamente mais baixa.

Necessidade de talentos faz também parte das preocupações. Tanto os líderes nativos na cloud como os retardatários concordam que o crescimento da equipa de engenharia é uma necessidade – e uma luta. Os entrevistados partilham a necessidade de talentos em 13 funções diferentes, desde programadores back-end, full-stack e mobile até arquitetos e designers corporativos, com os arquitetos de cloud a destacarem-se como uma função crítica a ser preenchida.

Foto de Florian Olivo no Unsplash

Os líderes nativos na cloud veem também as plataformas low-code como parceiros vencedores nas suas jornadas, com 60% a afirmar que as plataformas low-code são ferramentas “muito boas” ou “excelentes” para implementação nativa na cloud. Mais de sete em cada dez (72%) líderes nativos na cloud já trabalham com plataformas low-code.

As conclusões do relatório “Cloud-Native Development: Ready or Not? What IT Executives and Developers Say” baseam-se numa pesquisa com 505 decisores e developers de tecnologia da informação, abrangendo organizações, empresas comerciais e pequenas empresas em todo o mundo. Em conjunto com a empresa de pesquisa Lucid (uma empresa Cint Group), a o inquérito online foi realizado em fevereiro de 2022 nos Estados Unidos, Europa, Austrália, América Latina, Canadá e Singapura.

O relatório completo será debatido no OutSystems Cloud Innovation Summit que acontecerá virtualmente nos dias 7 e 8 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 1 =