Microsoft Portugal com impacto de 2,4% no PIB nacional

Microsoft Portugal apresenta resultados de impacto social e económico
Foto de Ed Hardie emUnsplash

A Microsoft Portugal apresentou o seu relatório de impacto económico e social no ecossistema empresarial português. Os resultados revelaram que o ecossistema Microsoft em Portugal gerou um valor económico anual de 4,9 mil milhões de euros em 2021, representando 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A Microsoft Portugal apresentou hoje o seu relatório de impacto Económico e Social no ecossistema empresarial português. O estudo, realizado pela Ernst & Young, revela dados impressionantes sobre o valor económico e social gerado pela Microsoft em Portugal.

De acordo com o relatório, o ecossistema Microsoft em Portugal gerou um valor económico anual de 4,9 mil milhões de euros em 2021, incluindo a atividade do seu ecossistema e a produtividade gerada pelos seus produtos. O impacto da Microsoft em Portugal é tão significativo que o peso do valor económico associado ao seu ecossistema representou 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB), a preços de mercado em 2021.

Além disso, estima-se que, em média, por cada euro investido em soluções Microsoft, as empresas ganham 8,8 euros. Esse impacto económico tem reflexos também na componente social. O estudo sobre o Impacto Económico e Social do Ecossistema da Microsoft em Portugal estima que cada funcionário da empresa venha a gerar 21 postos de trabalho na economia, incluindo efeitos indiretos, induzidos e catalisadores.

Extrapolando para 2021, quando a Microsoft Portugal tinha cerca de 1.500 colaboradores, o ecossistema da empresa gerou um total de 28.624 empregos, entre os trabalhadores contratados diretamente pela empresa, os trabalhadores de Parceiros cujas funções estão diretamente relacionadas com soluções Microsoft e os efeitos indiretos e induzidos da atividade do ecossistema.

Foto de DCStudio no Freepik

Apoio ao Empreendedorismo

O relatório de Impacto Económico e Social do Ecossistema da Microsoft Portugal destaca ainda a relevância da empresa no setor nacional das TIC, onde representa 7,3% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), contribuindo para 7% do emprego.

Assumindo-se como um player essencial no processo de inovação, o ecossistema da Microsoft em Portugal conta com cerca de quatro mil Parceiros, tendo registado um crescimento de 33% face a 2018, com um foco particular nas startups, PME, setor público e instituições de investigação e desenvolvimento.

A empresa tem apoiado cerca de 250 startups em Portugal, através de diversas parcerias e compromissos de cariz público e privado, assim como fundos de apoio ao desenvolvimento de projetos na área da capacitação digital, investimento em startups e apoio ao empreendedorismo e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

six − 4 =