Montepio Geral apoia empresas inovadoras

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo de garantia que lhes permitirá disponibilizar às empresas portuguesas com potencial de inovação, uma linha de financiamento no valor total de 20 milhões de euros. O acordo hoje assinado beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), a peça central do Plano de Investimento para a Europa.

Ao abrigo deste novo acordo, o banco irá conceder créditos atrativos a pequenas e médias empresas ao longo dos próximos dois anos. Os créditos serão garantidos pelo Fundo Europeu de Investimento, ao abrigo do InnovFin, apoiado pelo Horizonte 2020, o programa-quadro da União Europeia para a Investigação e Inovação.

João Lopes Raimundo, Administrador do Montepio, explica que ‘através da assinatura deste acordo de garantia, ao abrigo do InnovFin SME Guarantee, o Montepio pretende reconhecer, incentivar e apoiar empresas com estratégias de desenvolvimento I&D, como investimentos na produção ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços – enquanto ativos de diferenciação e valorização’.

Carlos Moedas, o Comissário Europeu responsável pela área de Investigação, Ciência e Inovação, sublinhou que ‘o Plano de Investimento da Comissão Europeia demonstrou ser um excelente recurso para estimular as PMEs inovadoras e startups, bem como para criar novos empregos e oportunidades de crescimento’.

Pier Luigi Gilibert, presidente executivo do Fundo Europeu de Investimentos, comentou: ‘A inovação é um fator-chave no fomento do crescimento e do emprego na economia europeia. A assinatura deste acordo com o Montepio é um exemplo claro de como o FEI, em conjunto com os bancos locais, pode ajudar as empresas inovadoras’.

Estas transações refletem o empenho da UE em lançar rapidamente iniciativas concretas para impulsionar o emprego e o crescimento na UE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

7 + seven =