Juan OKeeffeEmpreender é uma atividade de risco. Não é para qualquer um.
Muita gente prefere a segurança do salário ao fim do mês, trabalhando numa empresa. Alguns querem ainda mais segurança e procuram a estabilidade do funcionalismo público.
O empreendedor não. Ele tem ambições maiores e não se contenta com pouco. Prefere arriscar e ter ganhos maiores. Por isso, o empreendedor é uma pessoa autoconfiante por natureza. Ele se sente capaz de vencer os obstáculos do mercado e montar o seu negócio.
Mas como na vida de qualquer um, por vezes alguns percalços surgem. Os negócios, em especial, têm muita margem para isso. Vendas podem não ir tão bem quanto o esperado, fornecedores não fizeram a entrega no prazo acordado ou algum funcionário pisou na bola. Momentos como esses podem abalar a confiança e colocar qualquer empreendedor para baixo.
Por isso, aqui vão algumas dicas para aumentar a autoconfiança nas horas difíceis:
A autoconfiança se estabelece vencendo os medos. É como uma criança que está aprendendo a andar de bicicleta. Tem medo de tirar as rodinhas e ficar em duas rodas, mas tem que engolir o medo e finalmente tirar. Empreender requer encarar os medos de uma empreitada não dar certo. Seja o investimento em um novo produto ou uma mudança de estratégia de negócio por exemplo.
Pode ser que alguma das suas iniciativas empreendedoras não desse certo no passado, mas não é porque isso aconteceu antes que agora vai dar errado de novo. É preciso olhar para frente com positividade e otimismo. A chance de dar certo existe e precisa ser mantida em mente.
Tenha cuidado com o perfeccionismo. O mundo dos negócios é muito dinâmico e as coisas acontecem rápido. Ficar preso ao um comportamento perfeccionista pode atrasar a conclusão de algo importante. Por exemplo, demorar a colocar um produto no mercado e acabar perdendo a janela de oportunidade.
Muitas pessoas medem seu sucesso comparando-se aos outros. E obviamente, a comparação se dá em relação aos que estão melhor. Então acaba gerando um sentimento de insatisfação com o seu resultado pessoal. Melhor alternativa é se comparar-se a si mesmo. Se você está evoluindo e dando os próximos passos em relação ao seu objetivo, ganhe confiança em cima das suas próprias conquistas.
Tem gente que se desespera quando algo não sai de acordo com os planos. Adota pensamentos negativos de que falhou. A questão é que o conceito de falha é relativo. Na verdade, em vez de considerar como uma falha você pode considerar como sendo um teste. Para conseguir achar a fórmula que dá melhor resultado precisa testar várias e algumas naturalmente não vão funcionar. É preciso aceitar isso como parte do processo para se chegar onde quer.
Empreender requer coragem. Encarar os medos de frente e não baixar a cabeça. Quando se está ciente que os desafios vão existir e se aceita isso como parte do processo já se cria uma mentalidade adequada para vencer. Então ir criando a autoconfiança como um empreendedor que domina o seu negócio com base na experiência dos erros e acertos ao longo do tempo.