• News
  • Events
  • Login
    Register
    About
    Help

News 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Innovation

Bruxelas reconhece limites no modelo europeu de inovação

Previous Next

A infraestrutura invisível que condiciona o...

Motores de combustão tornam-se minoria na União Europeia

O ecossistema europeu de startups tem energia, mas falta-lhe traç...

Internacionalizar com responsabilidade: a ap...

Recent Articles
Dec 29, 2025
Economy
Bruxelas reconhece limites no modelo europeu de inovação
Dec 29, 2025
Entrepreneurship
O ecossistema europeu de startups tem energia, mas falta-lhe tração
Dec 28, 2025
News
Inovação na Europa enfrenta o custo estrutural do risco laboral
Dec 27, 2025
Entrepreneurship
SEO: 2025 marca o fim da otimização mecânica de conteúdos
Dec 26, 2025
News
Malware disfarçado de API do WhatsApp compromete milhares de aplicações
Dec 26, 2025
News
O compliance fiscal na era do reporte em tempo real
Dec 26, 2025
News
Bruxelas avança com medidas urgentes para travar colapso da reciclagem de plásticos
Dec 25, 2025
Economy
A confiança como fator crítico da economia digital
Dec 25, 2025
News
CMVM alerta para esquemas fraudulentos de investimento nas redes sociais
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
In the world of business, the people who are most successful are those who are doing what they love
Warren Buffett
American Business Investor
News
Dec 28, 2025
News
Inovação na Europa enfrenta o custo estrutural do risco laboral
Dec 26, 2025
News
Malware disfarçado de API do WhatsApp compromete milhares de aplicações
Dec 26, 2025
News
O compliance fiscal na era do reporte em tempo real
Dec 26, 2025
News
Bruxelas avança com medidas urgentes para travar colapso da reciclagem de plásticos
Dec 25, 2025
News
CMVM alerta para esquemas fraudulentos de investimento nas redes sociais
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE INSPIRED!
  • Discover People
  • Learn New Skills
  • Find New Markets
  • Digitize Your Business
Never be limited by other people’s limited imaginations
Mae Jemison
American Engineer, NASA Astronaut
  • Back

"É preciso uma aldeia para criar um negócio"

Inês Petiz  Inês Petiz
  9 min

Mesmo quando é empresário individual, o empreendedor nunca está sozinho, tem sempre uma comunidade de suporte para o ajudar a impulsionar o seu negócio.

Existe um provérbio africano que diz “É preciso uma aldeia para criar uma criança”, já ouviu? Infelizmente um conceito cada vez menos aplicado na parentalidade do mundo desenvolvido, onde os pais e por vezes, apenas as mães, acabam por arcar com toda a responsabilidade e trabalho de criar os filhos. Isso leva à tão falada sobrecarga, falta de tempo, peso mental, “burnout” e crianças que nem sempre têm a educação e a atenção que os pais gostariam que tivessem, mas a que lhes é humanamente possível prestar-lhes.

Com a ajuda de uma “Aldeia”, de uma comunidade ou rede de suporte, não só o peso se dilui, como a criança tem diferentes influências e absorve mais facilmente a cultura em que é criada, com experiências mais ricas e significativas para todos os envolvidos. Assunto importantíssimo e debatido vezes sem conta, à procura de melhores soluções, mas não é isso que nos traz aqui hoje.

É que isto não é diferente na criação de um negócio. É preciso uma aldeia para criar um negócio!

Isso significa que não é possível começar um negócio sozinho? Sim e não… É sim, possível começar sem sócios ou funcionários, pelo menos durante algum tempo. Mas isso não quer dizer que se comece sozinho. Quem são então os membros desta aldeia de que precisamos para empreender? Existem alguns mais evidentes:

negociando com clientes
Foto de pressfoto no Freepik

Os Clientes

Sem eles, o negócio não existe… e são de variados tipos:


Os “early-adopters”, ou clientes iniciais

Que são pessoas que, segundo a definição de Uri Levine, um dos criadores da Waze, numa das aulas do Power MBA, são amadores entusiastas, que se identificam com a história e a missão da empresa, interessam-se pelo mesmo tema e estão frustrados com a situação atual. Então, encontram ali uma empresa que os está a ajudar a fazer a diferença, a criar uma solução melhor. Querem contribuir e fazer a sua parte como primeiros clientes.


Os fãs

Que são os melhores clientes que uma empresa pode ter, pois não só compram recorrentemente como são os seus melhores relações-públicas, promovendo e recomendando com frequência. Dão a conhecer o negócio ao máximo possível da “Aldeia” e ainda colocam o seu selo de aprovação, que ajuda a quebrar a resistência inicial de muitas pessoas.


Os “normais”

Que não são nem os primeiros nem os fãs, são os que existem em maior número, aqueles que vão alimentando o negócio numa base diária, com compras mais ou menos regulares e algum feedback eventual.


Os insatisfeitos

Estes custam sempre, mas acabam por existir em todos os negócios e têm a sua utilidade, pois obrigam-nos a fazer checkups regulares ao negócio, para entender se há pontos de melhoria, ou se simplesmente aquele cliente não era o cliente certo para o negócio. Mantêm os empresários despertos e não os deixam cair demasiado fundo na autobajulação, que leva ao declínio do negócio.

fazendo negócio
Foto de Drazen Zigic no Freepik

Além dos Clientes, temos:


Os Colaboradores

Sejam eles funcionários ou prestadores de serviços. Inicialmente podem não estar presentes, dependendo do tipo de negócio, mas à medida que este se torna mais sério, vão inevitavelmente ter de fazer parte da nossa “Aldeia”, caso contrário a empresa não evolui, a qualidade diminui e o “solopreneur” entra em “burnout”.


E os Parceiros

Essenciais para um crescimento contínuo, são um apoio para servir ainda melhor os clientes.

Porém, a “Aldeia” necessária para criar um negócio está longe de estar acabada e muitas vezes não nos apercebemos do quanto os seguintes elementos são importantes para uma empresa e um empreendedor saudável. Vejamos:


Os Concorrentes

A longo prazo, obrigam-nos a manter um espírito de constante atualização e inovação, mas é no início de qualquer negócio que os concorrentes são mais importantes. Porquê? Por dois motivos:


Pavimentaram o caminho

Ao contrário do que muitos aspirantes a empreendedores pensam, começar um negócio onde já existe concorrência pode ser uma grande vantagem, em especial se não se tiver muito dinheiro para investir. Quando já existem concorrentes, quer dizer que a “Aldeia” já conhece o negócio, não é preciso explicar-lhes de raiz o que é, para que serve, como se usa, porque é uma boa ideia… as pessoas já estão familiarizadas e por isso, têm menos resistência a comprar. Só é preciso convencê-las porque devem passar a comprar da nossa empresa e não do concorrente onde estão habituados a comprar. Difícil, mas não tão difícil. E isso leva-nos ao ponto seguinte.


Obrigam-nos a encontrar o nosso espaço

Quando existe concorrência, precisamos de mostrar aos potenciais clientes porque somos diferentes e, esperançosamente, melhores. Precisamos de procurar um ponto de diferenciação que nos destaque no mercado. De encontrar o nosso nicho, pois é lá que temos mais hipóteses de encontrar os nossos “early-adopters” e os nossos fãs. Obrigado concorrência!

Prosseguimos?

Foto de katemangostar no Freepik

Os Mentores

Pessoas com mais experiência, que já chegaram onde queremos ou estão alguns passos à frente e por isso têm uma visão muito mais clara do caminho. Conseguem orientar-nos, qual GPS, mostrar-nos onde estamos a errar, o que não estamos a ver, e como podemos tentar novas abordagens para ultrapassar cada um dos nossos desafios. São, sem dúvida, o melhor investimento de qualquer empreendedor, pois, quais “conselheiros-sábios da tribo”, podem poupar anos de insucessos e rios de dinheiro mal investido, acelerando o processo com a sua experiência e conhecimento de como criar um negócio.

A sua escolha deve ser cuidada, para que mentor e empreendedor estejam alinhados a nível de visão e valores e para que a comunicação flua. De pouco adianta ter um mentor e passar o tempo a duvidar dele ou com medo de implementar o que sugere. Sendo escolhido em consciência, há que confiar na nossa decisão e nos motivos que nos levaram a escolhê-lo e seguir lado a lado com ele.

Ora, a nossa “Aldeia” já está mais completa, porém, continuam a faltar alguns elementos fundamentais:


Os Suportes Emocionais

Por mais forte e destemido que seja o empreendedor, também é humano e precisa de familiares e/ou amigos que o sustentem a nível emocional. Que o acompanhem na turbulência de criar um negócio e o mantenham assente na terra. Que o façam ter pilares fortes na sua vida além do lado profissional, para que não se perca e não se esqueça de que ele não é o seu negócio e que o sucesso do negócio não é a única medida do seu sucesso enquanto pessoa.

São muitas vezes os primeiros a sofrer com a criação do negócio, com a distância, a irritação, o cansaço, a falta de tempo… Sendo um escape emocional, precisam de ser nutridos e mantidos porque empreender não é um destino, mas um caminho. Por isso, não vale deixá-los para depois. Não vai haver "depois", só "durante".


As Inspirações

Pessoas de grande sucesso (o que quer que isso signifique para cada um de nós), empreendedores ou não, que nos fazem aspirar por mais. Mostram-nos que é possível chegar onde queremos e podem até mostrar-nos uma forma de o fazer, através da sua experiência. Ao contrário dos mentores, não têm necessariamente de ter uma parte ativa na vida do empreendedor.

empreendedora no seu negócio
Foto de fabrikasimf no Freepik

Os Empreendedores

Esqueceu-se destes, não esqueceu? Como podemos criar um negócio se ficarmos isolados dos nossos pares? Sem outras pessoas com um “mindset” semelhante, ambições semelhantes, estilos de vida semelhantes? Pessoas que passam pelo mesmo que nós e que sabem como é. É importante rodearmo-nos de pessoas que nos entendem. Os Empreendedores dão-nos um apoio, inspiração e “mentoria” como nenhum dos anteriores elementos pode. Estão ao nosso lado, a passar pelos mesmos desafios e vitórias. Estão por dentro.

Não estão a questionar a nossa sanidade mental, a enviar anúncios de emprego, a perguntar quando arranjamos um emprego “a sério”, ou quando é que “isso” vais começar a dar dinheiro. Eles sabem.

Conhecendo os perigos de apenas nos rodearmos de pessoas que pensam como nós e perdermos a perspetiva e a flexibilidade, os Empreendedores não são os únicos elementos da nossa “Aldeia”, mas não poderiam deixar de cá estar.

Entendemos por fim quem são os diversos membros da “Aldeia” necessária para criar um negócio, já que um negócio não é assim tão diferente de uma criança. Calma! Não me comece já a insultar por comparar ainda mais profundamente um negócio com uma criança. Eu também sou mãe. Siga o meu raciocínio: Ambos precisam de amor, dedicação, cuidados e diversas influências para crescerem em pleno. Ambos devem ser nutridos e aproveitados a cada dia e o seu crescimento, apesar de contínuo, não deve pular etapas nem ser apressado. A diferença é que a missão do nosso negócio deve ser definida por nós e a dos nossos filhos, devemos dar-lhes o apoio e a liberdade de serem eles a escolhê-la. Concorda?

Partilhe a sua experiência enquanto criador de negócios nos comentários. Quem são para si os elementos mais fundamentais da sua “Aldeia”?


Image
Inês Petiz
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE INSPIRED!
  • Discover People
  • Learn New Skills
  • Find New Markets
  • Digitize Your Business
All humans are entrepreneurs, not because they should start companies, but because the will to create is encoded in human DNA, and creation is the essence of entrepreneurship
Reid Hoffman
Co-founder of LinkedIn
Next Events
Economy
Dec 29, 2025
Economy
Bruxelas reconhece limites no modelo europeu de inovação
Dec 25, 2025
Economy
A confiança como fator crítico da economia digital
Dec 24, 2025
Economy
Grupo Pepco acelera transformação e cresce 8,7% em 2025
Dec 23, 2025
Economy
82% das empresas sentem maior exposição ao risco fiscal
Dec 21, 2025
Economy
Preços da habitação divergem nas capitais europeias em 2025
Invest Smart. Choose Boston.
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
The way to get started is to quit talking and begin doing
Walt Disney
American Animation Film Producer
Technology
Dec 22, 2025
News
A infraestrutura invisível que condiciona o futuro da inteligência artificial na Europa (5)
Dec 20, 2025
News
Portugueses lideram uso de IA nas compras de Natal
Dec 19, 2025
News
Ransomware continua a ameaçar o setor da saúde
Dec 19, 2025
News
Portugal obtém homologação europeia para e-car desenvolvido no CEiiA
Dec 19, 2025
Economy
Portugal lidera na Europa a adoção de pagamentos imediatos
Dec 18, 2025
News
Tecnologias quânticas entram numa nova fase após uma década de crescimento acelerado
Invest Smart. Choose Boston.
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
An idea can only become a reality once it is broken down into organized, actionable elements
Scott Belsky
American Entrepreneur
Companies
Dec 10, 2025
Economy
Motores de combustão tornam-se minoria na União Europeia
Nov 26, 2025
Economy
Bankinter Investment e Sonae Sierra adquirem a Torre Oriente
Nov 22, 2025
Economy
Faro lidera valorização imobiliária no Algarve
Nov 19, 2025
Companies
PetPulse Insights revela impacto dos animais no consumo
Nov 16, 2025
Economy
Criadores de conteúdo em redes sociais esperam aumentar receitas
Oct 31, 2025
Economy
Indra Group aumenta lucros em 58%
Oct 25, 2025
Economy
"O mercado das remodelações está muito ativo"
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
Education is the great engine to personal development
Nelson Mandela
Events
Dec 13, 2025
News
ANCEVE debate futuro do vinho português em conferência no Porto
Dec 10, 2025
News
BGI apresenta novos Scaleup Reports sobre Mobilidade Urbana e Digital
Dec 10, 2025
News
Egas Moniz reforça compromisso “Uma só Saúde” nas VI Jornadas Académicas
Dec 9, 2025
News
Nova SBE debate inovação e produtividade na Europa
Dec 7, 2025
News
Technology Fast 50 revela crescimento médio de 650%
Dec 4, 2025
News
Espetáculo com Inteligência Artificial inova no palco da Gulbenkian
Nov 29, 2025
News
ISEC Lisboa recebe conferência internacional sobre bioenergia e bioeconomia
Nov 27, 2025
News
Ericsson Imagine Live 2025 destaca futuro da conectividade 5G
Invest Smart. Choose Boston.
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
Your most unhappy customers are your greatest source of learning
Bill Gates
American Businessman
Guides
Sep 15, 2025
Entrepreneurship
O Teatro Corporativo Pode Matar a Sua Empresa
Sep 15, 2025
Entrepreneurship
O Teatro Corporativo Pode Matar a Sua Empresa
Sep 11, 2025
Guides
Como medir a eficácia de programas de sensibilização em cibersegurança?
Jul 12, 2025
Entrepreneurship
Como Empreender na Economia da Partilha em Portugal
Jul 12, 2025
Economy
Economia da Partilha: um novo modelo para empreender
Jul 9, 2025
Entrepreneurship
Como Analisar a Concorrência e Encontrar o Teu Espaço no Mercado
Jun 21, 2025
Guides
Aceleradoras e Incubadoras: Os Apoios Que Podem Impulsionar o Seu Negócio
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
Education is the great engine to personal development
Nelson Mandela
Interview
Dec 23, 2025
Interview
Internacionalizar com responsabilidade: a aposta da Solução Futuro em Angola
Dec 17, 2025
Interview
Euromaster aposta no franchising como motor de crescimento ibérico
Dec 10, 2025
Interview
Junior Enterprises Europe: Preparar a nova geração de líderes europeus
Nov 27, 2025
Interview
Onboarding: A construção da pertença em equipas multiculturais
Nov 11, 2025
Interview
"É preciso Saber Travar para Crescer"
Nov 3, 2025
Interview
“A IA não substitui líderes — revela quem realmente entende de estratégia”
Oct 27, 2025
Interview
“A Inteligência Artificial Não Falha — São as Empresas Que Não Estão Preparadas”
Invest Smart. Choose Boston.
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
Motivation is what gets you started. Habit is what keeps you going
Jim Rohn
American Entrepreneur
  • © 2025 MyBusiness.com
  • Privacy Policy
  • Terms of Use
Powered By