O (des)equilíbrio na vida de um empresário

Foto de Freepik

A vida de um empresário é muito desafiadora e exige muito empenho, esforço e dedicação. Não se pense que ser empresário é fácil. Para que a nossa empresa prospere, todos necessitamos de trabalhar, arduamente, muitas horas e todos os dias (incluindo férias e fins-de-semana). Com o ritmo de vida, acelerado, que todos temos, e o constante acesso à tecnologia, a maior parte de nós sente-se sobrecarregado e, muitas vezes, incapaz de gerir a vida pessoal e profissional. O busílis está em conseguirmos equilibrar estas duas facetas para mantermos uma boa saúde física e mental e garantir uma vida sã. Empreendedorismo e qualidade de vida podem andar lado a lado, basta esforçarmo-nos para isso acontecer. Como?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o equilíbrio não é uma fórmula fixa e única para todos os empresários. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante encontrar um equilíbrio que funcione para si, tendo em consideração os seus objetivos, necessidades e preferências pessoais.

Imagem de goonerua no Freepik

Uma das principais dicas para encontrar o equilíbrio é definir limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. A gestão do tempo também é essencial para encontrar o equilíbrio. É fácil cair na armadilha de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas isso pode levá-lo à exaustão e ao tão (infelizmente) falado burnout. O empresário precisa aprender a gerir o seu tempo de forma eficaz, definindo horários para o trabalho, para a família e para outras atividades importantes na sua vida. É fundamental criar uma rotina que permita uma distribuição equilibrada do tempo, evitando excessos e garantindo tempo suficiente para as diferentes áreas de sua vida. Lembre-se que, para além de si, os seus familiares também agradecem.

Por outro lado, é importante reservar tempo para atividades fora do escritório que são importantes para si, como por exemplo hobbies, exercícios, tempo com a família e amigos ou qualquer outra atividade que o ajude a relaxar e a recarregar as energias. Reservar tempo para atividades pessoais pode ajudá-lo a manter a perspetiva e o equilíbrio, mesmo nos momentos mais stressantes. Um empresário saudável é mais produtivo e pode aproveitar melhor a vida. Por isso, é importante reservar tempo para cuidar da saúde física e mental, incluindo uma alimentação saudável e atividades relaxantes. O sono também é crucial para uma boa saúde, portanto, é importante dormir bem e respeitar as horas necessárias de descanso.

Foto de rawpixel.com no Freepik

Outra estratégia eficaz para encontrar o equilíbrio é delegar responsabilidades. Como empresário, é fácil cair na tentação de querer controlar tudo e estar envolvido em todos os aspetos do negócio. Se isto é aceitável numa startup, não é viável, numa PME, impedindo mesmo, o crescimento da empresa. É importante delegar responsabilidades e confiar na sua equipa para lidar com tarefas importantes. Isso pode libertar tempo e energia para se concentrar noutras áreas da vida pessoal e profissional. Tudo isto só é possível, quando a equipa é melhor que o empresário. Não se trata de ego, trata-se de perceber que não é a equipa que trabalha para nós, mas sim que nós é que trabalhamos para a equipa, para todos.

Por fim, recomendo uma dica que uso com muita frequência: ter uma atitude positiva em relação ao equilíbrio. Não se trata apenas de fazer um esforço para equilibrar o trabalho e a vida pessoal, mas também de aceitar que pode haver desequilíbrios em diferentes momentos. Isso pode acontecer durante períodos de crescimento rápido da empresa ou em momentos pessoais de crise. Ter uma atitude positiva, ter a capacidade de ver oportunidades nas dificuldades e agilidade mental pode ajudar a enfrentar esses momentos com mais facilidade e portanto, superá-los com sucesso.

Ilustração de Freepik

Para a equipa, o desafio é diferente, a equipa deve garantir que o empresário, está bem, feliz, só assim poderá dar o empowerment que todos precisam.

Em suma, encontrar o equilíbrio na vida de um empresário é um desafio constante, mas é fundamental para uma vida saudável e plena. Definir prioridades, gerir o tempo, cuidar de nós (da saúde), manter relacionamentos pessoais e dedicar tempo a si e à família são elementos fundamentais para alcançar esse equilíbrio. Lembre-se de que a vida é um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e encontrar esse equilíbrio é essencial para uma vida feliz e bem-sucedida.

A era da transformação digital está aí, mas, agora, a transformação é outra: o desenvolvimento pessoal é a nossa transformação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + fourteen =