Objetivo: Criar 1 milhão de novas startups na Europa

Jovens empresários europeus querem impulsionar a criação de 1 milhão de startups na Europa até 2030. A iniciativa das duas maiores associações europeias de jovens empresários visa dotar o espaço europeu de mais resiliência e inovação, orientada para o futuro.

A JEUNE e a Yes for Europe – duas associações europeias de jovens empreendedores – juntaram-se numa proposta conjunta para levar a União Europeia a criar condições para apoiar e ampliar o números de empresas inovadoras no continente.

Para apoiar a proposta no site da Conferência clique no botão ‘Endorse’ / ‘Apoiar’:

> Apoie a proposta aqui!
(certifique-se de fazer o login antes de clicar no botão ‘Apoiar’)

A iniciativa 1 Milhão de Startups Europeias, submetida no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, visa a mobilização de mecanismos financeiros para apoio às startups, a qual permitirá que os conceitos mais inovadores e disruptivos que existem na mente dos jovens Europeus possam ganhar forma e serem colocados no mercado com vista à criação de novos produtos e serviços e soluções para os diversos desafios da próxima década.

A proposta foi submetida esta semana na plataforma da Conferência e propõe um investimento anual de 10 mil milhões de euros em formação, bolsas, mentoria e orientação financeira para novas startups da Europa. Para além da inovação que irá gerar, quando for implementada, é esperado ainda um aumento da taxa de emprego sobretudo nos mais jovens, através da criação de postos de trabalho altamente qualificados.

A iniciativa não se limita à inovação tecnológica, geralmente associada ao conceito de startup, mas tem também um enfoque em áreas mais tradicionais, embora com potencial de inovação, como o empreendedorismo rural.

A proposta está em discussão pública no site da Conferência e pode ser apoiada por qualquer pessoa, clicando no botão ‘endorse/apoiar’ (apenas após ter realizado o login/registo).

Até ao momento a proposta conta já com mais de 130 votos alcançados em menos de 48 horas, e diversos comentários abonatórios incluindo o de Victor Negrescu, Membro do Parlamento Europeu e atual embaixador da JEUNE, bem como relevantes personalidades do sector económico e empresarial de diversos países que veem na medida uma forma da Europa se afirmar no âmbito das tecnologias, inovação e ciência para as próximas décadas.

A iniciativa conjunta das duas organizações acontece numa altura em que ambas são presididas por portugueses: Alberto Carvalho Neto preside à JEUNE e José António Campos e Matos dirige a Yes for Europe. As duas associações pretendem ainda mobilizar outras organizações e personalidades para transformar este projeto numa ideia concreta para impactar o futuro da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen + 15 =