Os 10 melhores livros de empreendedorismo para quem quer começar um negócio

Os 10 melhores livros de empreendedorismo
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Neste artigo vai descobrir os 10 melhores livros de empreendedorismo real que o vão ajudar a voar nos negócios.

Isso mesmo, nada de livros que usam a palavra “empreendedorismo”, para vender, e não têm nada do assunto. O objetivo foi selecionar dentro de um vasto leque de opções os 10 livros mais poderosos para impactar sua jornada empreendedora.

Se pesquisar os maiores nomes do mundo – Warren Buffet, Bill Gates, Tony Hiesh, Steve Jobs, Walt Disney… – Todos eles dizem que ler é a maneira número 1 de aprender.

Você já quis ler sobre o assunto e ficou perdido por qual livro começar?

O que acontece quase sempre é que a maioria das listas dos grandes jornais não servem para nada, pois existem muitos truques que as editoras usam para colocarem os seus livros lá. É mais jogo de marketing do que boa recomendação. 

Se vai atrás de sugestões nas redes sociais, talvez não saiba que algumas dessas dicas de influencers são pagas também. Portanto, conseguir uma boa dica não é tão simples…

Aqui você vai descobrir os melhores livros para empreender. 

Livro de Empreendedorismo ou de Comportamento?

É preciso deixar clara essa diferença. O que mais acontece é as pessoas procurarem empreendedorismo em livros de comportamento. Não é a mesma coisa!

Mindsets e afins podem melhorar sua a mentalidade mas não ajudam a dar start num negócio.

Para começar deve eliminar essa confusão do que é livro de empreendedorismo. Só assim poderá distinguir o que apresenta dicas de empreendedorismo úteis para iniciar um negócio.

Imagem de Thought Catalog por Pixabay

Quem lê é diferente

Perguntas sobre os melhores livros para empreender devem estar entre os cinco pedidos que mais recebo dos meus leitores.

Quando me pedem dicas de leitura em percebo logo alguém diferente. É só você olhar com atenção à sua volta…

Quem são seus amigos que mais leem?

São aqueles que desenvolvem melhor as ideias e têm melhores oportunidades.

Ler é o maior exercício do cérebro. Então, por estar aqui já está de parabéns.

Nesse sentido você vai descobrir os melhores livros para quem quer empreender. E, claro para quem já empreende também.

Eu ainda aprendo muito com esses livros. Já li mais de 150 livros de empreendedorismo e esses são os 10 melhores.

Com eles, você vai aprender muito e atingir outro patamar.

As minhas melhores lições vieram dos livros

Eu sempre comento com amigos que as melhores oportunidades que tive vieram dos livros. Assim como as maiores inspirações também…

Um bom livro abre as portas da mente. Com ele consigo imergir nos pensamentos de uma forma diferente.

Agradeço aos livros as melhores ideias que já tive para as minhas empresas e os grandes saltos nos negócios. Por isso entendo a sua questão:

Quais são os melhores livros?

Neste artigo compartilho a minha visão como empresário e como amante por livros

Os livros na visão de um escritor “conversador em palavras”

Gosto de falar sobre o processo de redação de um livro. Já escrevi alguns e sei que são mais trabalhados do que, por exemplo, um vídeo sobre o mesmo assunto. Um vídeo faz-se em alguns minutos. Pode até ter alguma pesquisa e planeamento, mas em pouco tempo está pronto. No livro, o autor condensa o que tem de melhor das suas ideias.

Escreve, rescreve, apaga, volta a escrever, até sair perfeita a mensagem que pretende transmitir. São meses dedicados a obra. Portanto, é a peneira do melhor que se tem em palavras.

Certamente já ouviu dizer: “Eu vi o filme, mas o livro é muito melhor…” Os livros são especiais.

mulher lendo e-reader
Imagem de Pexels por Pixabay

Quais são os 10 melhores livros de Empreendedorismo?

Essa lista começou com uma pergunta crucial:

Quais livros mais ajudam uma pessoa a empreender?

Não são livros só para dizer que “você pode” e “você consegue”, mas não lhe ensinam “como fazer”.

Aqui não.

Optei pelos livros que mais agradeço de ter lido na minha jornada, aqueles que têm o conteúdo mais rico, prático e que de fato contribuem para empreender.

Claro que eu adoro livros inspiracionais, só que o problema é essa confusão. Ler um livro para se motivar é ótimo, o problema é ler um livro desses quando precisa de dicas práticas.

Mas, vamos aos livros…

 #1 – STARTUP – CHRIS GUILLEBEAU

capa do livro Startup

Esse é um dos livros que está entre os primeiros que sempre recomendo, se não “O Primeiro”, pois é uma leitura bem descontraída e muito rica de conhecimentos. Ele aborda o ganho com conhecimento, mas principalmente o início de pequenos negócios. As dicas são maravilhosas, práticas e de muito fácil compreensão.

É interessante que ele tem um foco como o meu. Eu e o Chris gostamos muito de fazer negócios com pouco dinheiro. Esse livro é muito incrível nesse ponto.

O Chris é o melhor escritor do assunto no mundo hoje.

#2 – EMPREENDEDORISMO – MARCELO NAKAGAWA

capa do livro Empreendedorismo

Esse livro é uma caixa de ferramentas sobre técnicas e conceitos de empreendedorismo. Ótimo para quem gosta de passo-a-passo e metodologias.

É um livro que o ajudará a estruturar as suas ideias. Nele vai conseguir usar métodos para desenhar melhor a sua ideia. É muito bom para o momento de tirar as ideias da cabeça.

O Marcelo é uma referência em conteúdos no assunto. É um grande professor.

#3 – STARTUP WEEKEND – MARC NAGER

capa do livro Startup Weekend

Esse é um dos eventos sobre startups mais famoso do mundo e o livro trata um pouco dessa história. Mas, o forte são as lições valiosas aprendidas nos eventos. As dicas são muito atuais para o novo momento. E tem um forte apelo de “vai logo e faz”.

É interessante pois ele usa vários case-study do evento, então tem muita prática nas suas sugestões. A leitura flui muito bem e é bem agradável. 

Recomendo para quem está ligado às Startups.

#4 – STARTUP LEAN – ERIC RIES

Capa do livro Lean Startup

Essa é a bíblia das Startups e do empreendedorismo. Se há um livro que dá os melhores conhecimentos para empreender é este. Não imagino um livro com conceitos mais preciosos.

Não é tão fácil a compreensão quantos os outros. É comum precisar de umas duas leituras para extrair bem o conteúdo, mas é o mais rico de todos. Então deve ser lido.

É neste livro que encontra o conceito mais importante de empreendedorismo da atualidade: MVP,  portanto é o livro certo para descobrir tudo sobre isso.

#5 – SEM DINHEIRO – BRUNO PERIN

capa do livro Sem Dinheiro

É um livro de empreendedorismo puro, sem enrolação. Apenas dicas praticas para você conseguir empreender. Não tem história, é dica atrás de dica. Empreendedorismo raiz.

O bom do livro é o foco em ajudar a encontrar saídas para empreender sem dinheiro.

É um livro bem rápido de ler, e com uma escrita divertida. Parece uma conversa com o autor.

 Se você quer empreender e tem poucos recursos, ou tem um negócio e está meio apertado de dinheiro, este é o livro para si.

#6 – SE EU SOUBESSE AOS 20 – TINA SEELING

capa do livro Se eu soubesse aos 20

Tina Seeling é a melhor professora de empreendedorismo de todos os tempos e as suas melhores lições estão neste livro magistral. O livro é muito bom para quem está a começar a empreender. Com ele aprende o que ela ensina na sala de aula (em Standford).

As dicas e a forma de aprender são especiais. O livro traz vários exemplos divertidos e parece que você está na aula com ela. No livro vai perceber as várias pequenas falhas que tem ao empreender. E vai ficar com a noção do que é importante fazer logo no início.

#7 – AVALIE O QUE IMPORTA – JOHN DOER

capa do livro Avalie o que importa

Esse livro é vital hoje em dia. É do assunto que tenho mais comentado atualmente: o OKR. Este é o livro mais famoso sobre o assunto e ajuda a montar um plano e estratégia para fazer o que importa. Esse conhecimento causou uma das mudanças mais significativas da minha vida.

O livro é bem fácil de entender. Serve como uma introdução ao assunto, Mas tem alguns pequenos erros. Então, eu escrevi um Guia para passar à prática o seu OKR, corrigindo e clarificando algumas dicas do livro. Leia o guia e o livro também.

 #8 – ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS – SALIM ISMAIL

capa do livro Organizações exponenciais

 Assim como o Startup Weekend é um livro com foco nas novas lições do empreendedorismo. Este é ainda mais rico pela diversificação de fontes e ideias. A leitura é muito boa e a profundidade das orientações que o livro traz é incrível.

O Salim é um dos fundadores da Singularity, que é hoje a universidade de ponta desse novo mundo dos negócios e Startups. É muito rico para quem tem interesse nesse universo.

 Ele abre sua mente para muitas oportunidades, mas também dá ótimas dicas.

#9 – DECONDING SILICON VALLEY – MICHELLE MESSINA

capa do livro Decoding Silicon Valley

Mostra como é o estilo de pensamento das pessoas no Vale do Silício com várias dicas para empreendedores. É um livro curto e rápido de ler. Bem focado no que importa e sem grandes enrolações. Você consegue perceber com mais clareza as razões das empresas de Silicon Valley serem tão impressionantes e como usar isso na sua realidade.

Apenas conheço a edição em inglês, mas eu fiz um resumo das melhores partes, caso tenha dificuldade de ler nesse idioma.

 #10 – THE FOUNDERS DILEMMAS – NOAM T. WASSERMAN

Capa do livro The Fouders Silemmas

De todos os livros que citei este é o mais completo e mais difícil. Não sei se existe a versão em português, mas é a melhor visão que você pode ter do empreendedorismo.

O foco do livro é mostrar a fundo as decisões mais difíceis que os empreendedores passam e as alternativas para lidar com elas. É um verdadeiro salva-vidas. Eu diria mais: esse livro parece um curso.

Deve ser o livro mais profundo que já li sobre o assunto mas, eu diria para ler por último dessa lista, porque é pesado.

Homem com smartphone e livro na mesa de uma cafetaria
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Leia livros de empreendedorismo real

Como lhe falei, em cada livro tem o melhor dos autores sobre aquele assunto e, com muita atenção, você consegue aprender como de nenhuma outra forma.

Apenas tenha cuidado com o que é mesmo empreendedorismo, porque, se você ler apenas livros que falam de comportamento, nunca vai começar um negócio. Isso é o que vejo acontecer com mais frequência.

Agora que sabe o que deve ler, é altura de iniciar.

Está pronto para se tornar um expert no assunto?

Comece por um livro. Sim, compre primeiro o que mais gostou, e depois vá para o próximo. Isso é tudo que você precisa para iniciar. 

Troque ideias

Converse com um amigo que goste do assunto. Cada um compra um dos livros e depois trocam. Aproveitem para também trocar ideias. Essa é uma forma ótima de evoluir, Faz com que preste mais atenção ao que vai dizer sobre ele.

Coloque em prática

Não fique só pela leitura. Se leu algo e não fez nada, do que adiantou?

Tente algo simples que seja, mas use o conhecimento do livro. Valorize o investimento que fez. É a melhor forma de também honrar o autor.

Vamos falar de livros

Espero que essa lista lhe seja útil. Caso tenha dicas de livros, ou queira saber sobre alguns outros, fale comigo, esse é um dos meus assuntos favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 4 =