Os pilares do empreendedorismo exponencial

Foto de Jaime Lopes no Unsplash

Hoje temos acesso a ferramentas tecnológicas, além de mais informação e poder computacional do que os CEOs das maiores empresas do mundo tinham há algumas décadas atrás. Mas já pensou no que é preciso fazer para ter sucesso num mundo com tantas possibilidades?

O empreendedorismo exponencial é a resposta para questões como essa. Por isso, em vez de lançar tais informações no descarte de lixo eletrônico venha comigo refletir um pouco mais o assunto e perceber como é que o empreendedorismo exponencial o pode ajudar a sobreviver num mundo empresarial de múltiplos desafios.

Entenda o mundo exponencial

Somos pensadores num mundo exponencial. Embora a tecnologia tenha evoluído a uma velocidade alucinante nas últimas décadas, os nossos cérebros não tiveram um “upgrade” em mais de dois milhões de anos.

Não há diferenças físicas no cérebro de um cavaleiro romano, habituado ao combate de hordas de bárbaros, e um piloto de avião militar dos nossos dias. Ambos dominam a tecnologia do seu tempo e, se existe um salto abissal entre as ferramentas que dispõem, as sinapses que processam a informação nos seus cérebros funcionam da mesma maneira.

Assim, o empreendedorismo exponencial é a capacidade compreender esta transformação de produtos e serviços que está a revolucionar as indústrias, seja no setor da moda ou de placa de circuito impresso, contextualizando todas estas mudanças e oportunidades em benefício de um projeto empreendedor que consiga escalar um negócio.

Foto de Ryan Ancill no Unsplash

O empreendedorismo exponencial é a capacidade compreender as mudanças em curso aproveitando as oportunidades para escalar um negócio

Há várias abordagens possíveis, mas a mais efetiva é analisar as ferramentas disponíveis e avaliar de que forma elas podem exponenciar o seu projeto. Sendo assim, temos:

Digitalização

O empreendedor que usa a digitalização tende a crescer, por um motivo simples: a informação digital é acessível e também é fácil de partilhar e distribuir – ela circula à velocidade da internet.

Uma vez que um produto ou serviço pode ser representado por dados, ele torna-se uma tecnologia baseada em informações e pode ter um crescimento exponencial.

Foto de Souvik Banerjee no Unsplash

Velocidade de crescimento

Depois de ter digitalizado o seu negócio, é possível que o crescimento comece por demorar. Nesta fase, alguns empreendedores disseram notar um arranque mais lento do que o esperado, mas o resultado da digitalização realmente acontece. Portanto, não desista. Coloque em prática tudo o que aprendeu e persista. A digitalização tem um ritmo diferente para cada área de negócio, quer tenha uma app de entregas ao domicílio ou uma fábrica de batedeira industrial, garantirá resultados positivos.

Disrupção

O mercado que, até o momento, existe para um determinado produto ou serviço, pode ser interrompido pelo ‘novo’. Ou seja: pode ser substituído, pois a tecnologia exponencial cria eventos digitais que superam em termos de custo e eficácia os produtos antigos.

Por exemplo: desde que se tornou possível ouvir música no seu telefone, que os CDs, discos ou mesmo aparelhos para armazenar e ouvir musica deixaram de fazer sentido, existindo hoje apenas como pequenos nichos de mercado. Agora pense: o que é que o seu projeto empreendedor vem substituir? Esse é o seu papel exponencial.

Foto de Kerwin Elias no Unsplash

Tecnologia mais barata

Assistimos a uma tendência em que o dinheiro, em moeda (metálica ou de papel) cada vez mais fica fora de circulação. Mas, além disso há outra tendência muito relevante que a tecnologia também trouxe: não só as coisas acabam por ficar mais baratas, como muitas vezes se tornam gratuitas.

O software, por exemplo, é mais barato de ser produzido do que o hardware e as cópias são gratuitas e estão na nuvem. Hoje é possível fazer o download de numerosas apps para o seu smartphone e desfrutar de uma infinidade de serviços a baixo preço, ou a custo zero. Isso era impensável há pouco tempo.

Tudo ao alcance de todos

Os produtos físicos estão em desuso. Tecnologias que antes eram caras, como camaras fotográficas ou de vídeo, GPS, telefones, agora estão todas disponíveis num smartphone, que cabe no seu bolso. Ainda que existam smartphones de todos os preços – e alguns bem caros – a maioria das funcionalidades estão presentes em todos os aparelhos e a diferença do preço está na rapidez de processamento, na capacidade da memória ou na qualidade dos materiais e não nas tecnologias que disponibilizam

Foto de Charles Deluvio no Unsplash

Democratização

Quando o empreendedorismo exponencial entra em cena, cada vez mais pessoas têm acesso a ele. Tecnologias poderosas não são mais apenas para governos, grandes organizações ou ricos. Todos podem utilizar.

Agora pare e pense: o seu negócio é exponencial?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five + one =