PeekMed vai introduzir o seu sistema ortopédico 3D nos EUA

Startup de Braga entra no mercado medico dos EUA
Foto: Website Peek Med

Após um trabalho de sucesso realizado com mais de 1100 médicos cirurgiões e de obter aprovação regulamentar na União Europeia, a startup de Braga PeekMed recebeu a aprovação 510(k) da U.S. Food and Drug Administration (FDA) para introduzir o seu sistema de planeamento pré-cirúrgico ortopédico 3D no mercado norte-americano. Esta operação revela-se de grande importância quando se sabe que desenvolver um produto na área médica é altamente exigente no que à regulação diz respeito. A avaliação detalhada que uma operação deste género acarreta faz com que apenas algumas empresas europeias obtenham certificação dos EUA.

Depois de ser certificada com a classe I e com função de medição na União Europeia, a PeekMed recebeu a autorização FDA 510(k), a qual certifica o desempenho técnico e os níveis de segurança deste sistema, permitindo a sua entrada no mercado norte-americano.

PeekMed é um novo sistema digital 3D que oferece aos cirurgiões ortopédicos a capacidade de garantir os melhores resultados ao paciente, através de um planeamento cirúrgico mais rápido, mais seguro e mais simples do que nunca, de uma forma mais rápida e económica. Com esta certificação, os profissionais de saúde de todo o território dos EUA poderão realizar de forma digital o planeamento cirúrgico sem alterar o processo ou requisitos cirúrgicos. O sistema utiliza as tradicionais imagens médicas de qualquer paciente, como Raio-X, TAC/TC ou ressonância magnética, que podem ser obtidas através de um CD-ROM, de uma pasta local ou de um Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS). Além disso, o cirurgião pode utilizar um banco de dados de modelos protéticos de vários fabricantes de implantes ortopédicos para selecionar o implante mais adequado para o paciente, de forma a maximizar a eficiência e os resultados alcançados.

“A PeekMed foi desenhada com cirurgiões para cirurgiões. De facto, isto é uma conquista para a empresa que nos permite entregar o produto ao maior mercado global! O nosso objetivo é providenciar o melhor sistema de planeamento e ajudar a melhorar os resultados das 6.6 milhões de cirurgias esperadas em 2020. Esta missão é entregue, agora, a cada cirurgião nos EUA”  diz João Pedro Ribeiro, CEO da PeekMed.

A aprovação da FDA traz um futuro promissor para a PeekMed. François Lintz, cirurgião ortopédico e presidente do Comité Científico da French Foot and Ankle Society, sublinha que “A PeekMed é o primeiro sistema fácil de usar e que permite operações cirúrgicas precisas planeadas em 3D. Ter a possibilidade de simular cortes cirúrgicos e adaptar virtualmente os implantes à própria anatomia do paciente é realmente um fator de mudança”.

O sistema foi desenhado para especialidades médicas cirúrgicas e sua expansão não vai parar tão cedo. As constantes melhorias através da investigação e do desenvolvimento tecnológico na área ortopédica é algo que a PeekMed terá sempre em mente. Este é mais um passo no sentido de trazer a melhor tecnologia para a indústria ortopédica.

A PeekMed, fundada e sediada em Braga, Portugal, é uma empresa que opera no campo da medicina. Ao desenvolver, produzir e comercializar uma tecnologia de software médico de apoio à decisão médica, visa fornecer tratamentos mais previsíveis para os pacientes, encontrando-se atualmente focada em tratamentos ortopédicos. A PeekMed® consiste numa ferramenta de apoio à decisão para que os profissionais de saúde qualificados realizem com rapidez e eficiência o  planeamento pré-operatório de qualquer procedimento ortopédico em 3 dimensões, utilizando dados de imagem 2D do paciente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen − seven =