Portugal mais competitivo

Os Estado Unidos da América continuam a ser o país mais competitivo do mundo, de acordo com o IMD, enquanto a Venezuela ocupa a ultima posição. Portugal subiu sete lugares relativamente ao ano anterior, posicionando-se acima de Itália e Espanha, mas abaixo do Chile e Cazaquistão. Com efeito, apesar da vertiginosa subida registada em 2015, Portugal ainda ocupa a segunda metade (36.º) da lista de 61 países analisados pelo IMD World Competitiveness Center.

O Empreendedorismo é um dos pontos fracos registados pelo IMD, a par da pouca qualificação dos trabalhadores e dos valores empresariais. A taxa de desemprego e o elevado peso da dívida são também fatores que penalizam a posição portuguesa, mas é na divida das empresas que se regista a pior posição para Portugal, atirando a competitividade portuguesa, nessa categoria, para o penúltimo lugar.

Pontos fortes da competitividade portuguesa são as leis e apoios estatais, assim como todos os fatores relacionados com a integração no Euro e na União Europeia. Também as start-ups e os procedimentos relacionados com a incubação de empresas têm avaliação positiva. De salientar ainda o papel da educação, a colocar Portugal no ‘top 10’ em todos os critérios da avaliação ao setor pelo IMD World Competitiveness Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − fifteen =