Portugal: O eldorado dos empreendedores

O canal 1 da televisão francesa destaca as facilidades de investimento que estão a atrair jovens investidores franceses para Portugal. Numa reportagem emitida no Le 20H, o principal telejornal da TF1, quarta-feira 19 de agosto, a televisão francesa destacou as vantagens para a criação de empresas em Portugal e os baixos custos dos encargos para manter um negócio.

Na reportagem realizada em Lisboa, a jornalista Anne-Laure Cros, da TF1, entrevistou jovens empresários franceses que decidiram instalar-se em Portugal. Hugo Legras, que se estabeleceu no negócio das lavandarias, elogia a facilidade na criação de empresas, sublinhando que através da ‘Empresa na Hora’ é possível tratar de toda a documentação em apenas ‘hora e meia’. Essa facilidade ‘atrai milhares de franceses’ para a aventura em Portugal, explica Jan LeBris de Kerne, que apoia em Portugal os empreendedores à procura de oportunidades.

A renovação imobiliária, hotelaria e setor terciário são as áreas que mais atraem os jovens empresários franceses. Veronique Laranjo, comerciante entrevistada pela TF1, disse que sonhava abrir uma boutique em Paris, mas o custo das rendas trouxe-a para Lisboa, onde tem agora a sua loja no centro da cidade.

Os custos para gerir um negócio foram dos argumentos mais referidos para trocar Paris por Lisboa. Os preços do aluguer são cerca de ‘seis vezes mais baratos’ que na capital francesa e os baixos encargos patronais e salariais tornam mais atrativa a escolha de Portugal para os empreendedores franceses. Oliver Valancien disse que estava ‘sufocado com os custos’ em França, escolheu Portugal para abrir o seu restaurante porque aqui dá-lhe a oportunidade de ‘trabalhar mais, para ganhar mais’.

A reportagem (em francês) pode ser vista aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 16 =