PR: “É preciso valorizar o talento dos portugueses”

Devemos valorizar o potencial do talento produzido em Portugal e criar condições para atrair e manter aqueles que, de outro modo, procurarão em diferentes paragens a sua realização profissional. Temos, pois, de criar condições de atração para todos, para os que desejam ficar e para os que, estando no estrangeiro, aspiram a regressar a Portugal, defendeu o Presidente da Republica.

A gestão do talento é, na opinião de Cavaco Silva, ‘uma exigência dirigida às lideranças das empresas e das organizações e uma questão determinante para o nosso futuro coletivo’. Para o presidente da Republica, esta é uma dimensão ambiciosa que os líderes empresariais terão de protagonizar, através de ‘uma ação esclarecida e motivadora, capaz de detetar o talento, e de captar, desenvolver e realizar todo o potencial que a sociedade do conhecimento encerra’.

Na opinião do chefe de Estado, uma empresa, para se afirmar, ‘terá que ter, não apenas investimento tecnológico, mas também uma correspondente consolidação das relações de trabalho com todos aqueles cujo esforço contribui para os seus bons resultados’. ‘Como sabemos, nem sempre os indicadores mais comuns permitem uma correta avaliação do potencial de uma empresa’, advertiu, dando o exemplo das patentes e do investimento em I&D.

Para Cavaco Silva é preciso as empresas e os gestores avaliem e se interroguem sobre ‘quantos trabalhadores do conhecimento integram? Quanto investem na sua formação? Que perspetivas de desenvolvimento profissional oferecem, a partir da expectativa de sucesso da empresa?’ As respostas serão a chave para que muitas empresas conseguiam ‘resistir e fortalecer-se em tempos de grande exigência’.

Na opinião do chefe de Estado, a COTEC contribuiu ao longo dos anos para consolidar a ideia de que a cultura de inovação é um verdadeiro desígnio nacional e ‘um propósito intergeracional que deve ser partilhado por todos’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × five =