Prémio do Jovem Empreendedor: 80 mil euros por uma boa ideia

O Prémio do Jovem Empreendedor 2016 tem um valor total de 80 mil euros, dos quais 70 mil são em dinheiro e os restantes 10 mil em serviços. Aos 20 mil euros de prize money atribuídos pela ANJE, com o apoio do IEFP, são acrescidos este ano mais 50 mil euros de financial award, investidos pela Caixa Capital. O prémio conta ainda com um pack de serviços de apoio ao desenvolvimento do negócio, avaliado em 10 mil euros. Mas além destes valores, o Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE franqueia em 2016 o acesso ao Caixa Capital Award, uma ronda de investimento onde um conjunto de restrito de startups, concorrem para um investimento adicional de 100 mil euros e que constitui uma oportunidade privilegiada de fundraising proporcionada pela Caixa Capital.

‘Para a ANJE, esta associação do Prémio do Jovem Empreendedor ao Caixa Capital Award representa não apenas o primeiro resultado de uma parceria mais vasta entre a ANJE e a sociedade de capital de risco, mas também a consagração do mais antigo galardão de empreendedorismo nacional enquanto plataforma indutora da criação e aceleração de novos negócios’, afirma o presidente da ANJE, João Rafael Koehler. ‘De facto, até aqui, o Caixa Empreender Award era reservado aos melhores projetos oriundos de programas de aceleração. O Prémio do Jovem Empreendedor será a primeira competição a possibilitar o acesso à iniciativa. Mas tal sucede precisamente porque o galardão organizado pela ANJE, com o apoio do IEFP, funciona já como um programa mais vasto, que além de disponibilizar capital, assegura mentoring, formação e incubação, apoiando o desenvolvimento acelerado dos planos de negócio vencedores’.

A parceria entre a Caixa Capital e a ANJE envolve ainda o programa de ação da Academia dos Empreendedores, marca pioneira na promoção do empreendedorismo em Portugal que em 2015 celebrou o seu 18º aniversário. Lançado em 1997, com o apoio do IEFP, o programa integrado da Academia dos Empreendedores inclui, além do Prémio do Jovem Empreendedor, a Feira do Empreendedor, o Road-show de Empreendedorismo Integrado e a um vasto conjunto de iniciativas ligadas ao suporte da iniciativa empresarial.

Para a ANJE esta parceria resulta num contributo ativo para facilitar o acesso às fontes de financiamento e o desenvolvimento de fontes alternativas como o capital de risco e o smart money, especialmente por parte de projetos ligados ao conhecimento e à inovação. ‘A transferência de conhecimento das universidades e centros de I&D para as empresas é um dos motores de um ecossistema de empreendedorismo eficaz e uma das principais motivações do plano de ação da Academia dos Empreendedores. Complementar o trabalho de promoção da iniciativa empresarial e de suporte da conversão de ideias em projetos de negócio viáveis com uma efetiva aproximação entre empreendedores e investidores será, por isso, a grande mais-valia deste casamento entre a Academia da ANJE e a Caixa Capital’, sustenta João Rafael Koehler. n nPor seu turno, Stephan Morais, administrador da Caixa Capital, sublinha o papel da Academia dos Empreendedores no incentivo à inovação e na identificação e preparação de novos negócios: ‘A Caixa Capital posiciona-se como um investidor profissional em empreendedorismo, não apenas com capital investido mas também através do suporte de parceiros que atuam a este nível. Ora, neste enquadramento, por todo o seu historial, pelo seu espectro de ação atual e pelos projetos que tem em mãos para o futuro, a Academia dos Empreendedores é um projeto com o qual nos identificamos e com quem vamos colaborar’. ‘Para a Caixa Capital, faz todo o sentido suportar entidades e iniciativas que preparam os empreendedores e que fomentam a transformação do conhecimento em inovação e negócio. Esse processo de triagem e capacitação tem muito mérito e merece o nosso apoio, até porque facilita também a nossa posterior intervenção ao nível do investimento. Estamos certos de que a Academia dos Empreendedores será um bom aliado no processo de scouting de novos projetos’, afirma o mesmo responsável.

As candidaturas ao Prémio do Jovem Empreendedor decorrem até 30 de Setembro. Os candidatos podem inscrever-se aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × 1 =