Programa de bolsas de estudo da Huawei recebe mais de 4000 candidaturas

Estudantes premiados na edição de 2021/2022 (foto de Huawei)

Lançada em Dezembro de 2022 em parceria com o .PT, a segunda edição do Programa de Bolsas de Estudo Universitárias da Huawei já reuniu, no espaço de um mês, mais de 4000 inscrições de alunos provenientes de todo o território nacional. As candidaturas ainda estão abertas até ao dia 29 de Janeiro.

À semelhança do ano passado, o programa destina-se a estudantes de Engenharia, Tecnologia e áreas relacionadas, sendo que a empresa alargou o âmbito desta edição a estudantes da área das Energias Renováveis, em linha com o desenvolvimento deste sector de negócio em Portugal. Cada um dos estudantes selecionados receberá €5000 para apoiar despesas relacionadas com o percurso académico.

“A resposta massiva dos estudantes é um reflexo da pertinência desta iniciativa” refere Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal, responsável pelas áreas de Relações Públicas, Comunicação e Responsabilidade Social. “A aposta no desenvolvimento destas disciplinas é também fundamental para o progresso do País”, acrescentou.

metade das Bolsas de Estudo serão atribuídas a mulheres

A Huawei vai atribuir metade das Bolsas de Estudo a mulheres, à semelhança da edição de 2021/2022. O objetivo deste posicionamento inclusivo é continuar a contribuir para a redução do gender gap na indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação, que continua a ser ainda muito masculinizada , de acordo com os dados do Eurostat de 2020 que dizem que, em Portugal, apenas 15,7% dos profissionais na área de Tecnologias de Informação é do sexo feminino.

Face a esta realidade, comenta Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT e Coordenadora-Geral do INCoDe.2030, “este ano voltaremos a atribuir 50% das bolsas a alunas, potenciando assim a igualdade de género no universo das TIC”. “São iniciativas como esta que contribuem ativamente para as qualificações das e dos estudantes, trabalhando também a inclusão social e assumindo-se, por consequência, como facilitadores de empregabilidade” remata a Presidente da entidade parceira da iniciativa.

A edição de 2021/2022 do Programa de Bolsas da Huawei Portugal contou com cerca de 3000 candidaturas, provenientes de todo o País. A shortlist de candidatos foi posteriormente avaliada por um júri independente composto por inúmeras individualidades de destaque da sociedade portuguesa, tal como acontecerá este ano.

As candidaturas ainda estão abertas até ao dia 29 de Janeiro e os estudantes interessados poderão inscrever-se no site oficial do Programa de Bolsas da Huawei: https://programadebolsashuawei.pt/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × 4 =