Projeto de diagnóstico de saúde oral com IA vence 4ª edição do programa Data for Change

Foto de Freepik

O projeto da Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral (APPSHO) foi o grande vencedor da quarta edição do programa Data for Change 2022. Essa iniciativa faz parte da parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE e envolve o desenvolvimento de projetos pelo Centro de Conhecimento em Ciência de Dados da Nova SBE.

O programa premeia os projetos iniciados em 2022, e a solução da APPSHO propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial (IA), escalável e eficiente, para identificar crianças e jovens com problemas de saúde e higiene oral.

A participação no programa Data for Change capacitou a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral em temas de ciência de dados, incluindo análise e tratamento de dados, além do desenvolvimento e implementação de modelos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning – ML), essenciais para o desenvolvimento do projeto.

Ilustração de Freepik

A solução proposta pelo projeto consiste em utilizar questionários preenchidos pelos próprios alunos sobre comportamentos, crenças e atitudes em relação à saúde oral. Em parceria com a APPSHO, a equipe do Nova SBE Data Science Knowledge Center desenvolveu um modelo de ML utilizando dados históricos anonimizados. Esse modelo relaciona as respostas dos alunos nos questionários com seu estado de saúde oral, identificando padrões comportamentais e atitudes frequentemente associados a uma pior saúde oral.

Esse processo permite identificar alunos com maior potencial de necessidades de cuidados extras de saúde oral, podendo priorizá-los no encaminhamento para consultas de medicina dentária por meio do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO). Além disso, sugere mudanças de hábitos prejudiciais à saúde e higiene oral de cada aluno e desenvolve estratégias para incentivar a utilização dos cheques-dentista por essa população.

A utilização dos questionários possibilita a criação de uma solução acessível e escalável, que pode ser implementada em qualquer escola do país. Tem ainda potencial de integração no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e no reforço do programa cheques-dentista.

Com o reconhecimento alcançado no programa Data for Change 2022, espera-se que o projeto da APPSHO com IA contribua significativamente para o diagnóstico e tratamento da saúde oral em crianças e jovens em Portugal, proporcionando melhores resultados e reduzindo os custos associados aos cuidados dentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × four =