Projeto de Sharing Economy apoia empreendedores no Centro do país

Foto de Andrea Piacquadio em Pexels

A Associação Ação para a Internacionalização, AAPI, oferece apoio para a criação de negócios de economia de partilha, estando, neste momento a disponibilizar quatro ateliers de inovação que vão acontecer nas regiões da Guarda, Coimbra, Oeste e Aveiro, entre janeiro e fevereiro. O objetivo é promover o networking e a construção conjunta de possíveis negócios que possam ser desenvolvidos numa perspetiva individual ou de grupo (cocriação), estimulando as atitudes e motivações de cada participante perante um desafio empresarial.

“A sharing economy, ou economia de partilha, apresenta-se como uma das mais importantes tendências atuais e futuras, com crescente impacto na sociedade nos próximos anos, sendo uma fonte de promoção da inovação e do empreendedorismo qualificado e inclusivo, que pode dar origem à criação de novas empresas de crescimento acelerado e com forte presença internacional,” afirma Paulo Lopes, presidente da AAPI.

Os Ateliers vão trabalhar, juntamente com os empreendedores, as ideias de negócio, através de dinâmicas de Design Thinking e Brainstorming, mentoria e apoio especializado em diferentes dimensões. São 4 Ateliers de Inovação espalhados pela região Centro e cada um terá a duração de 4 dias completos de trabalho, a decorrer às sextas-feiras e sábados. A participação é gratuita.

O desenvolvimento exponencial de plataformas online tem permitido o crescimento de um modelo económico, a economia de partilha ou sharing economy, que possibilita a troca direta de bens, serviços e mão-de-obra e rentabilizar ativos que são pouco utilizados, procurando obter, através da partilha, um maior valor económico ou social de um bem, um espaço ou uma expertise pessoal, que não estão a ser completamente utilizados.

Atualmente existem, por todo o mundo, empresas de partilha de casas, carros, bicicletas, barcos, equipamentos, roupa, disponibilidade de tempo ou destreza para prestar determinados serviços. Estas empresas geram inúmeros postos de trabalho e valor económico.

O Sharing Economy é um projeto da AAPI apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Centro 2020 – “Sistema de Apoio a Ações Coletivas”, com um investimento do Fundo Social Europeu.

A AAPI tem como missão promover a concretização das iniciativas de internacionalização dos associados, numa configuração em rede, através do espírito associativo de empresas, instituições de ensino e de investigação, bem como de parceiros nacionais e internacionais que acompanham cada investimento no mercado alvo, contribuindo ativamente para o desenvolvimento económico de todas as partes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two + 12 =