Projeto Id.E.A. ensina a empreender nas escolas do Baixo Alentejo

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Mais de 200 alunos de 14 turmas do ensino secundário e profissional, de 5 Agrupamentos de Escolas – Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique – participam no projeto Id.E.A. Idealiza, Empreende e Atua.

Promovido pela ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola e com financiamento da SOMINCOR, o Id.E.A tem como objetivos estimular a inovação, o pensamento crítico e o espírito de iniciativa, e dotar os alunos com ferramentas e competências-chave para o empreendedorismo.

Desde 2021, o projeto Id.E.A. tem ajudado a estimular o empreendedorismo jovem nas escolas do Baixo Alentejo. Através de sessões temáticas regulares, de um bootcamp e visitas guiadas a organizações e empresas locais, os alunos participantes são estimulados a desenvolver uma atitude empreendedora. A segunda edição do Id.E.A. decorre até ao final do ano letivo, quando os alunos são desafiados a apresentar o seu projeto num concurso de ideias realizado a nível regional.

O processo inicia-se com um diagnóstico participado dos principais problemas ambientais e sociais que os alunos observam, quer na escola, quer na sua comunidade. Em grupos, os alunos idealizam soluções em formato de projeto e identificam as etapas necessárias para a sua implementação. Seguem-se várias sessões temáticas, em que os alunos vão desenvolvendo os seus projetos e recebem formação específica.

Como numa “aceleradora de empresas” são abordados temas como o método de geração de ideias através da resolução de problemas, a criação de rede de apoio e de parceria para conceção e implementação do projeto/ideia (rede social com empreendedores locais e gabinetes de empreendedorismo), ferramentas disponíveis para a formalização do mesmo (ex: Plano de Negócios), técnicas de comunicação e marketing (Pitch e Marca). Os alunos são ainda inspirados por outros empreendedores nas “Mostras Empreendedoras” e participam num bootcamp regional de empreendedorismo e inovação.

No final do ano letivo, os alunos têm oportunidade de apresentar e defender os seus projetos no “Concurso de Id.E.A.’s”. A primeira fase decorre na primeira semana de Maio em cada escola, para eleger o projeto finalista que vai representar o Agrupamento. A final regional será disputada em Beja, onde são escolhidos os projetos vencedores. Os 3 projetos/ideias melhor classificados recebem um prémio para a sua implementação.

“Os projetos na área da educação e do empreendedorismo são o foco central do investimento social estratégico da SOMINCOR. Para que estes tenham o impacto desejado é fundamental contarmos com parceiros locais que sejam profundos conhecedores das oportunidades e problemas do Baixo Alentejo, como é o caso da ADPM” diz Gonçalo Pernas, Diretor de Comunicação e Responsabilidade Social da SOMINCOR.

O Id.E.A é uma iniciativa que pretende alertar os jovens para as oportunidades que o Baixo Alento oferece e simultaneamente dotar os alunos de competências relevantes para o empreendedorismo e para o seu futuro. O projeto pretende expandir-se para outros concelhos da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen + 16 =