Prós e Contras de uma carreira em Gestão de Investimentos

Foto de Alpha Trade Zone em Pexels

Franklin Carneiro da Silva, cofundador e analista de fintech na Investing in the Web, apresenta aos leitores do Empreendedor os prós e contras de ingressar numa carreira em Gestão de Investimentos. Franklin tem 3 anos de experiência em gestão de patrimónios, é candidato ao nível III do CFA e tem também um canal de Youtube sobre literacia financeira: Edge Over Hedge.

Quais são os prós de uma carreira em gestão de investimentos?

Alguns dos benefícios de uma carreira em gestão de investimentos incluem:

  • Estar sempre atualizado sobre questões macroeconómicas;
  • Desenvolvimento de hard e soft skills;
  • Conhecer investidores que não se encontrariam noutras circunstâncias;
  • Uma oportunidade de mudar a vida financeira de outras pessoas;
  • Contacto próximo com outros especialistas do setor (rede de alto valor).

Quais são os contras de uma carreira de gestão de investimentos?

Trabalhar como gestor de investimentos requere bastante “sacrifício” académico (um grande número de empresas só aceita candidatos CFA, por exemplo). Também é uma carreira que exige algum tempo para chegar ao “topo” (a confiança dos clientes é uma obrigação). Finalmente, quando há turbulência no mercado (quebras, crises), trabalhar nesta indústria pode revelar-se difícil, pois a pressão por parte dos clientes aumenta.

Foto de Karolina Grabowska em Pexels

Quais são as skills mais importantes para ter sucesso numa carreira de gestão de investimentos?

No início, o conhecimento técnico é essencial visto que, numa fase inicial, as soft skills ainda se estão a desenvolver. Numa fase posterior, à medida que se aproximar dos clientes, as skills sociais têm um papel mais importante (reuniões presenciais exigem 95% de habilidades sociais e 5% de conhecimento técnico).

Quais são os principais passos necessários para se tornar num gestor de investimentos? (certificações, requisitos de educação, etc.)

Uma Licenciatura em Economia e um Mestrado em Finanças ajudá-lo-ão a entrar no setor. Ao ganhar experiência de trabalho, a sua empresa provavelmente irá incentivá-lo a ganhar a designação de CFA (o meu empregador pagou-me pelo exame). Além disso, mantenha-se sempre atualizado ao ler notícias financeiras, livros e acerca de outros assuntos relacionados para tentar ganhar vantagem sobre os seus concorrentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − six =