Que nova palavra é esta: InnoTechPreneurship?

Foto de Rawpixel em Freepik

Vivemos tempos organizacionais desafiantes, num contexto em constante mudança. Os colaboradores das Organizações têm de estar, cada vez mais, prontos para impulsionar a inovação que estes tempos exigem e a encontrar novas soluções para os complexos desafios que encontram. Torna-se vital, neste enquadramento e independentemente do setor de atividade, compreender a intersecção entre a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo.

É precisamente desta fusão criativa e intencional entre a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo que emerge o conceito InnoTechPreneurship. Mais do que uma aparente tendência ou moda, este conceito apresenta um significado muito relevante e oportuno, que permite dotar as Organizações de práticas e de pessoas que possam responder aos desafios que encontram ou até criar novas oportunidades. Estas pessoas são os InnoTechPreneurs!

Imagem de tecnologia digital de investigadores do ensino superior
Imagem de rawpixel.com no Freepik

E quem são estes InnoTechPreneurs? Podemos identificar alguns pontos que caracterizam o seu perfil e a sua abordagem:

  • Apresentam e desenvolvem, continuamente, um mindset empreendedor e de crescimento, apostando em competências essenciais, como a criatividade, a liderança, a comunicação e o trabalho em equipa;
  • Reconhecem o potencial do self-awareness individual, e também da liderança com propósito e inclusiva para equipas multidisciplinares;
  • Analisam o contexto do mercado, identificando desafios e oportunidades de inovação;
  • Exploram estratégias de cocriação, assentes em inteligência coletiva e em práticas de bioinspiração, para estimular a geração de ideias inovadoras;
  • Têm conhecimentos sobre modelos e metodologias de criação, validação e implementação de ideias inovadoras;
  • Desenvolvem uma abordagem centrada nos humanos, aplicando técnicas criativas na criação de valor para os diversos stakeholders (clientes, utilizadores e outros).

Será que se reviu nalguns destes pontos? Reconhece a importância desta abordagem na sua vida profissional, seja porque é um executivo numa Organização ou porque é um empreeendedor e gere o seu próprio negócio?

Foto de Freepik

O InnoTechPreneur tem esta forma de estar: reconhece e estimula o potencial da criatividade (e de outras soft skills) para impulsionar a inovação e o crescimento dos negócios e das organizações.

As Organizações precisam de InnoTechPreneurs. E o InnoTechPreneurship é uma prática que deverá ser integrada no dia-a-dia das Organizações, pois só assim pode existir, de forma sustentada, este ponto de convergência criativa entre a Inovação, a Tecnologia e o Empreendedorismo.

Já se reconhece como um InnoTechPreneur? Ou aspira a vir a ser?  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 20 =