Redes Sociais: As plataformas que mudaram o mundo

Imagem de Gerd Altmann do Pixabay

O Dia Mundial das Redes Sociais foi uma iniciativa da Mashable que, em 30 de junho de 2010 instituiu a data como forma de reconhecer o impacto destas plataformas na comunicação global e celebrar esse papel. Hoje, as redes sociais são a forma mais comum de contacto entre pessoas de todo o mundo e dificilmente se pode imaginar viver sem elas.

A primeira rede social a ser lançada foi a Sixdegrees, fundada por Andrew Weinreich, em 1997. O site permitia aos utilizadores listar amigos e familiares e tinha recursos como perfis, quadros de avisos e percurso académico. No seu auge, a Sixdegrees alcançou mais de um milhão de utilizadores, mas acabou por ser encerrada em 2001.

A primeira rede social moderna foi a Friendster, criada em 2002. A plataforma permitia que as pessoas fizessem novos amigos com segurança. Acabou sendo extinta em 2015, mas a marca continua como plataforma de jogos online, operando a partir da Malásia e com cerca de 100 milhões de utilizadores.

O LinkedIn, lançado em 2003, foi a primeira plataforma de rede social focada em negócios. Hoje tem 810 milhões de membros e integra o grupo da Microsoft.

O MySpace foi lançado em 2004, no mesmo ano que o Facebook e, inicialmente, com um sucesso muito maior do que a criação de Mark Zuckerberg. Em 2006, o MySpace era a maior plataforma de redes sociais do mundo, com 115 milhões de utilizadores em abril de 2008 e permitia a partilha de músicas entre os utilizadores. Hoje o MySpace ainda está ativo, mas conta com apenas 7 milhões de visitantes mensais.

O YouTube lançou o seu site dedicado ao vídeo em 2005 e o Twitter surgiu com a sua plataforma de posts de texto limitado, em 2006. À medida que ambos cresciam em popularidade, o mesmo acontecia com o Facebook, e as três plataformas acabaram por afastar a concorrência dos projetos iniciais e estabelecer a liderança na primeira década do milénio.

Em 2010 o Instagram foi lançado e teve um rápido crescimento, ganhando mais de um milhão de utilizadores apenas nos dois primeiros meses após o lançamento. Sentindo-se desafiado no seu domínio, o Facebook comprou a plataforma por mil milhões de dólares, em 2012. Em 2014, outro concorrente foi afastado pelo mesmo processo: 16 mil milhões de dólares foi quanto o Facebook pagou pela plataforma de mensagens criptografadas WhatsApp.

Uma plataforma que o Facebook não conseguiu comprar foi o Snapchat que supostamente recusou uma oferta de 3 mil milhões de dólares do Facebook em 2013. Com 239 milhões de utilizadores por dia, o Snapchat é particularmente popular entre os jovens com menos de 16 anos.

A adição mais recente à lista de pesos pesados das redes sociais é o TikTok. Aplicação foi lançado em 2016 e tornou-se incrivelmente popular devido aos seus recursos de edição de música e vídeo.

Imagem por Erik Lucatero de Pixabay

À medida que as redes sociais evoluíram e cresceram em popularidade, o mesmo aconteceu com o escrutínio que as plataformas sofrem. Com controvérsias em torno do uso de dados, discurso de ódio, impacto na saúde mental, resultados eleitorais e notícias falsas, as plataformas têm estado sob pressão dos reguladores e consumidores, exigindo mais transparência sobre os processos que acontecem nos bastidores.

O papel das redes sociais mudou substancialmente o comportamento dos utilizadores, tornando-se natural a conexão, não apenas com familiares e amigos, mas muitas vezes com pessoas sem qualquer relação de proximidade.

As redes sociais ocuparam também o espaço dos media tradicionais, sendo atualmente uma fonte de notícias, compras e entretenimento em geral, gerando oportunidades de negócio para influenciadores e profissionais de várias áreas que encontram nas redes sociais uma forma de promover a sua marca pessoal.

O Dia Mundial das Redes Sociais é assim uma forma de refletir sobre o papel destas plataformas na nossa sociedade e aproveitar para celebrar essa evolução com uma foto ou vídeo, para mais tarde recordar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one + 14 =