No Sábado passado teve lugar a terceira edição do BET24 – 24 Horas de Empreendedorismo na Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE). Este evento de empreendedorismo, que foi organizado pelos alunos da universidade, tem como objetivo promover e apoiar os jovens a criar ou a avançar com os seus projetos empreendedores.
O BET24 foi dividido em 2 sessões de 12 horas: a primeira ocorreu no dia 11 de Abril e a segunda terá lugar sensivelmente daqui a 1 mês no dia 9 de Maio. A organização do evento planeou este interregno de modo a que os concorrentes possam beneficiar de 1 mês de apoio contínuo por parte de uma equipa de mentores, permitindo que os seus projetos evoluam o suficiente por forma a disputarem os prémios no próximo dia 9 de Maio.
O início do dia começou com a sessão de abertura que teve a intervenção do diretor da CLSBE, Prof. Francisco Veloso, seguida de Salvador Barrios que apresentou esta 3ª edição do evento bem como os seus objetivos. Após a abertura tiveram lugar as intervenções de alguns dos responsáveis de startups que têm estado nos holofotes dos media, como é o caso de Luís Teixeira da Farfetch (a 1ª Billion Dollar Startup), Rui Bento da UBER, Vasco Pedro da Unbabel e ainda Henrique Neto da Iberomoldes e actual candidato à Presidência da República, que veio dar o seu testemunho de vida e de negócio ao BET24.
Painel de Oradores:
- Luis teixeira – Operations Director & PT General Manager at Farfetch
- Rui Bento – General Manager da UBER Portugal
- Vasco Pedro – Fundador da Unbabel
- Henrique Neto – Fundador da Iberomoldes
Após as 11h00, o BET foi dividido em 4 salas, onde decorreram vários workshops sobre (1) Social Media Challenge e (2) Social Entrepreneurship Challenge nas duas primeiras salas e o (3) Challenge 1.0 e (4) Challenge 2.0, nas outras duas.
1. Social Media Challenge
O desafio contou com 13 equipas (26 pessoas), a quem – após a assistência de 3 workshops (User Acquisitition, dado por Miguel Leito da Tradiio; Guerrilla Marketing, com Pedro Janela do WYGroup e Social Media Trends, com Ricardo Nunes da MindShare) – foi pedido que criassem uma estratégia de Social Media para algumas das startups a concurso no Challenge 2.0.
nNo final do dia, todas as equipas apresentaram os seus projetos a um júri formado por Sebastião de Lancastre (Easypay), Fernando Jorge (Revshare), Paulo Fidalgo (Marketividade), Diogo Sousa Coutinho (Noori) e Andreia Almeida (We Love Social).
Da pool inicial de equipas, 5 passaram à final, tendo recebido um case study sobre a Uniplaces. Com base nesta informação, é esperado que ao longo destas 4 semanas as equipas criem um estratégia detalhada a apresentar ao júri no dia 9 de Maio.
2. Social Entrepreneurship Challenge
O Challenge contou com 20 pessoas – 7 equipas – que criaram iniciativas de projetos sociais. Estas fizeram um pitch de 5min, com 10min de feedback de um painel de júris, composto pela Gulbenkian, o IES – Instituto de Empreendedorismo Social e o BIS – Banco de Inovação Social.
Previamente foram dados 2 workshops – ’10 passos para mudar o Mundo’, com Frederico Vital da Terra dos Sonhos e um segundo, ‘Business Model for Non-Profit’, com Afonso Mendonça Reis. Aqui foram apresentados dois Business Model Canvas: o donor model e o beneficiary model.
nFoi ainda pedido aos participantes no Challenge para fazerem uma apresentação onde explicassem a ideia do projeto, o problema, o valor, a solução e a sustentabilidade do mesmo. Na final é esperado que as equipas apresentem preenchidos os 2 modelos Canva referidos e os restantes passos delineados – piloto, viabilização, impacto, transformação, crescimento e comunicação.
3. Challenge 1.0
O Challenge 1.0, mais focado nos empreendedores que já têm a sua ideia mais ainda não a desenvolveram, permitiu-lhes juntar as suas equipas e começar a trabalhar.
Às 19h00, as equipas em competição participaram nos workshops de ‘Lean Startup’ (Karina Costa) e ‘Business Model Generation’ (Nuno Ribeiro, Fabernovel), tendo depois feito o primeiro pitch da sua ideia e recebido feedback do júri.
Durante as próximas 4 semanas estas equipas vão trabalhar para na final poderem qualificar-se para a campanha de Crowdfunding. Quem ganhar esta campanha, não só ganha o prémio monetário da mesma, como também 1000EUR e uma Viagem a Londres.
4. Challenge 2.0
O Challenge 2.0 estava mais focado para startups, começando logo pelas 10h00 da manhã com as 20 startups participantes a refletirem sobre os seus obstáculos e desafios, em conjunto com Mentores vindos de consultoras e instituições financeiras do país.
Após o almoço, ocorreu o workshop de Lean Startup com Karina Costa (Fábrica de Startups) e, para finalizar a fase de aprendizagem, uma sessão sobre investimento de Venture Capital e Propriedade Intelectual com a Team Genesis, da sociedade de advogados Morais Leitão, representada por Vasco Stilwell d’Andrade.
Para estes participantes, o evento culminou com um momento de pitch, no formato ‘Shark Tank’, que determinou as 15 startups que, a 9 de Maio, estarão na Gulbenkian a lutar pelos 5000 euros de prémio e incubação na Startup Lisboa.
O BET24 não acabou aqui, apenas começou. Neste Sábado intenso na Católica estiveram figuras principais do panorama do empreendedorismo português, bem como especialistas que ofereceram workshops sobre os temas mais importantes, e finalmente os ‘challenges’ que puseram à prova as ideias e as capacidades dos jovens empreendedores portugueses. Depois do que presenciamos, podemos dizer que o BET24 é sem sombra de dúvidas ‘O Evento de Empreendedorismo Jovem em Portugal’.
Venham as restantes 12 Horas!
Créditos de Imagem:
- Fotos 1, 2, 4, 6: BET 24n
- Fotos 3, 5, 7, 8 e foto de capa: We Love Social.
Créditos de Texto: Secções 1, 2, 3 e 4 (até foto 7): BET – Bring Entrepreneurs Together / Madalena Carvalhos