Santa Casa Challenge – Candidaturas abertas até Novembro

Com este concurso o Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) procura estimular a inovação e o empreendedorismo social de base tecnológica, para encontrar soluções inovadoras nas diferentes áreas de intervenção da instituição. As candidaturas estão abertas até 30 de novembro.

O ‘Santa Casa Challenge’ procura soluções tecnológicas inovadoras para desafios, problemas e necessidades nas áreas de Ação Social, Cultura, Economia Social, Património e Saúde. Essas soluções deverão originar dispositivos tecnológicos, hardware, plataformas, redes, conteúdos digitais, sistemas e ferramentas de gestão da informação, jogos educativos ou lúdicos, gamificação ou outras tecnologias de informação e comunicação que possam ser aplicadas nas referidas áreas de intervenção.

Podem candidatar-se empreendedores (individualmente ou em equipa), entidades sem fins lucrativos e empresas constituídas há menos de 3 anos (startups). Todavia, cada equipa pode incluir, no máximo, até 4 elementos. No concurso podem apresentar-se novas ideias, mas também a aplicação de ideias já existentes. As soluções tecnológicas inovadoras a apresentar podem já estar desenvolvidas, ou em fase de desenvolvimento, mas não podem ter sido comercializados ou estarem disponíveis no mercado.

As candidaturas são feitas exclusivamente online e exigem o preenchimento de um formulário e o upload de um vídeo com o pitch descritivo do projeto, com a duração máxima de 3 minutos. Entre os critérios de seleção será tida em conta a adequação do perfil e envolvimento dos candidatos na concretização da solução; o grau de inovação; a sua aplicabilidade ao universo Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; o grau de replicabilidade da solução; o impacto no público-alvo; e o grau de sofisticação tecnológica da solução proposta.

Aos vencedores em cada uma das 5 áreas de intervenção do concurso Santa Casa Challenge será atribuído um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros, um Alpha Pack da Web Summit 2018 e ainda a possibilidade de desenvolver um projeto piloto, para testar a sua solução, nos equipamentos ou serviços da SCML ou noutros por ela indicados.

O Empreendedorismo e Economia Social é uma área de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e tem como objetivo promover, apoiar e divulgar a criação e o desenvolvimento de iniciativas nos âmbitos da inovação social e do empreendedorismo de cariz social.

Além do ‘Santa Casa Challenge’ o Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa tem desenvolvido programas que se enquadram em três grandes áreas funcionais: Apoio ao Empreendedorismo Social, através de programas de aceleração e incubação; Cultura e Educação, com workshops, concursos de ideias, e bolsa de tutores, para a promoção de uma cultura empreendedora; e Experimentação e Inovação Social, através de métodos de cocriação de ideias para a inovação social e operacionalização de programas de experimentação social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

13 − 3 =