Sensei é a primeira scaleup da Unicorn Factory Lisboa

Foto: Sensei

A Unicorn Factory Lisboa abriu as candidaturas para o Scaling Up Program e anunciou a primeira scaleup a entrar no programa – a Sensei, que fará parte da primeira batch do programa destinado a apoiar scaleups a potenciar os seus negócios e a internacionalizarem-se.

A plataforma anunciada por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destinada a apoiar startups e scaleups, abriu as candidaturas para a primeira edição do Scaling Up Program. O processo de candidatura decorre até ao final do ano e o programa arranca no início de 2023.

O Scaling Up Program nasce para startups que já obtiveram investimento relevante e estão numa trajetória de crescimento rápido e a planear a expansão internacional. O programa é uma das quatro áreas de atuação da entidade e procura alcançar um forte impacto económico para a cidade de Lisboa e para o país, ao apoiar vinte scaleups de elevado potencial por ano, com o apoio necessário para ajudar a maximizar o seu potencial de crescimento.

Com base nas melhores práticas internacionais, este programa não só pretende desenvolver as competências críticas de equipas de liderança, como também apoiar na resolução de vários desafios de crescimento que enfrentam, acelerando o crescimento em Portugal e a expansão para outros mercados. A Sensei, startup que usa a inteligência artificial para criar experiências de lojas autónomas e que desenvolve tecnologia baseada em computer vision para a área do retalho, é a primeira empresa a entrar neste programa.

Fundada em 2017 por Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal, já recebeu um investimento total de 6.1 milhões de euros (Techstars, Seaya Ventures, Iberis, Bright Pixel, Ideias Glaciares e alemã METRO AG) e ambiciona agora entrar em 5 novos países e crescer a sua equipa de 36 para 100 pessoas, tendo a equipa fundadora já ganho vários prémios.

“Em 2021, a equipa fundadora da Sensei ganhava o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano. Hoje, damos este passo com a Sensei que se tem provado uma das scaleups mais promissoras do ecossistema e que, para além disso, já tem também resultados comprovados com vários clientes como a Galp, parceira estratégica deste programa, e a Sonae”, diz Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa.

“Para a Sensei é muito importante este programa da Unicorn Factory Lisboa, que se destina a apoiar startups já numa fase de crescimento a desenvolver as capacidades necessárias a crescer e a internacionalizar. Já participámos em vários programas de aceleração internacionais, e hoje temos a honra de ser a primeira empresa a juntar-se ao primeiro programa em Portugal focado em scaleups” diz Joana Rafael, COO e co-fundadora da Sensei

O Scaling Up Program apresenta um percurso de aprendizagem, dividido em cinco pilares – Immersive Upskilling; Mentorship Board; Corporate Matching; International Growth; e Community – que ao longo de oito meses percorre um currículo prático, imersivo e personalizado para uma experiência de aceleração focada no crescimento. Permitirá aos participantes adquirir competências críticas e ferramentas para uma liderança de sucesso, promovendo parcerias chave, networking e execução através de orientação estruturada e apoio de especialistas, mentores e o know-how de uma lista de mais de 30 das empresas mais relevantes em Portugal e de acesso a investimento, de uma rede de mais de 20 investidores.

No final do programa, os participantes estarão numa posição privilegiada para lidar com os vários desafios e dificuldades que irão enfrentar durante a sua viagem, e aproveitar oportunidades para alcançar um crescimento acelerado sustentado. Está destinado a fundadores e líderes de scaleups que operem em qualquer vertical, dos mais variados backgrounds ou origens, que tenham obtido financiamento seed, tenham um produto ou serviço que gere já receitas e uma clara trajetória de crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + 5 =