Sites comparadores de preços denunciam Google à UE

Foto de Cottonbro em Pexels

Um grupo de 43 serviços de comparação de compras líderes na Europa, entre os quais o comparador de preços português KuantoKusta, juntaram-se para apresentar uma carta aberta à Comissão Europeia pedindo medidas imediatas contra o favorecimento da Google Shopping nas páginas gerais de resultados de pesquisa, de forma a garantir transparência e isenção na informação de pesquisa apresentada aos consumidores.

A carta surge na sequência da entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais, no início deste mês, e, através dela, a coligação de empresas que operam em todo o Espaço Económico Europeu pretende alertar a Comissão Europeia para a necessidade de impor à Google a proibição de preferência do seu serviço Google Shopping dentro das páginas de resultados de pesquisa geral. 

Esta proibição tinha sido imposta pela primeira vez pela Comissão em 2017, aquando da decisão sobre a concorrência do Google Search (Shopping). No entanto, até agora, a Google não implementou tal decisão. 

A Lei dos Mercados Digitais contém agora uma proibição equivalente, ainda mais explícita, para os motores de busca que incorporam serviços de pesquisa especializados, como o Google Shopping, nas suas páginas gerais de resultados de pesquisa. A carta aberta incentiva a Comissão a “passar das palavras aos atos” e a tornar a aplicação desta proibição numa prioridade máxima.

O KuantoKusta, único comparador de preços em Portugal a assinar a carta, tem sido crítico sobre a forma como o Google favorece o seu serviço de comparação Google Shopping. 

“O favorecimento das unidades comerciais da Google desvia a atenção dos utilizadores dos serviços de comparação mais relevantes, em benefício do serviço da Google. Uma vez que acreditamos nos benefícios de serviços de comparação genuínos e isentos para as decisões de compra dos consumidores, apelamos ao fim da posição dominante abusiva da Google no posicionamento do próprio serviço”, explica Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty + thirteen =