Spot Revoluciona Marketing de Influência com Inteligência Artificial

Na foto: equipa de fundadores da startup Spot

A startup portuguesa Spot está a transformar o panorama do marketing de influência com a introdução do primeiro agente de Inteligência Artificial (IA). Com o apoio financeiro da Antler, um dos mais ativos fundos de Venture Capital global, a Spot visa posicionar o marketing de influência como um pilar central no âmbito do marketing digital.

Na sua fase inicial, a Spot construiu uma robusta base de dados com mais de 150 mil criadores em Portugal, utilizando IA para analisar centenas de características e métricas por criador. Essa base permite à ferramenta de IA recomendar influenciadores de forma personalizada, considerando aspetos como características físicas, localização geográfica, audiência, contexto familiar, idade e até compreensão aprofundada do tipo de conteúdo produzido pelos criadores, tudo em questão de minutos.

João Pedro Almeida, CEO da Spot e experiente na colaboração com equipas de marketing em empresas como Zilch e Curve, destaca os desafios das equipas de marketing na gestão do tempo, limitando o seu potencial. “As equipas de marketing de influência veem se forçadas a alocar muito do seu tempo a tarefas repetitivas e de baixo valor. A colaboração com criadores é, muitas vezes, um processo pouco escalável e imprevisível, limitando o potencial para as agências e marcas”.

Jorge Pessoa, CTO da Spot, enfatiza o papel crucial do background técnico dos quatro cofundadores na incorporação das últimas inovações de IA no setor. “O motor de IA que desenvolvemos nos últimos meses permite-nos ter uma compreensão detalhada de cada criador e desenvolver racionais complexos sobre muitas das suas métricas, características e conteúdo – conseguindo por vezes capturar detalhes que passam despercebidos ao olho humano”, explica. “A curto prazo, temos como objetivo expandir as funcionalidades da nossa IA e automatizar mais tarefas para os profissionais de marketing, o nosso objetivo não é de forma alguma substituir o seu trabalho mas sim torná-los 100x mais eficientes e produtivos .”

Foto de Liza Summer

O motor de IA desenvolvido pela Spot proporciona uma compreensão detalhada de cada criador, permitindo o desenvolvimento de análises complexas sobre métricas, características e conteúdo, muitas vezes capturando detalhes impercetíveis ao olho humano.

A Spot já está a trabalhar na versão 2.0 – um co-piloto de IA – que promete revolucionar ainda mais o marketing de influência. Essa atualização visa proporcionar às equipas de marketing recomendações de otimização de métricas de campanha, seleção eficiente de criadores, execução de relatórios com análise de dados, consulta de campanha e até automação parcial da gestão de campanhas.

A Spot ambiciona simplificar a complexidade operacional nas campanhas de influenciadores em larga escala, facilitando o envolvimento estratégico com micro e nano influenciadores. Esta abordagem permite que marcas e agências ampliem eficientemente o seu alcance, colaborando com criadores de todas as dimensões em diversas plataformas, aproveitando conteúdo mais autêntico e alcançando métricas superiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four − 3 =